x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 6.906

Cancelamento CNPJ situação inapta

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 11:35

Bom dia Srs.

Estou com um grande problema.Preciso cancelar o CNPJ de uma empresa que está com a situação cadastral INAPTA-OMISSA CONTUMAZ.
Alguém poderia me dar uma luz de como devo proceder,tendo em vista que esta situação está desde 09/1997.
Devo entregar as ultimas 5 declarações?Apresentar distrato?

Agradeço muito se alguém puder colaborar.

Att.

Danilo.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 12:40

Danilo
Boa tarde

A primeira coisa a fazer é entregar as declarações dos últimos 05 anos como inativa, pois acho a empresa estava inativa, isto vai gerar multas pela entrega em atrazo das declarações, que devem ser pagas senão vc não consegue baixar a empresa na receita federal.
Assim que ela estiver regularizada elaborar o Distrato Social e registrar na Jucesp, posteriormente providencie a baixa nas demais repartições, ou seja, receita federal, estado, prefeitura municipal e INSS.

Abraço

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 13:50

Obrigado pela atenção Sr. Osmar.
Mas vou ter realmente um grande trabalho,pois o sócio não tem nenhum documento da empresa(contrato social,etc..),e fiz uma pesquisa de situação fiscal em que constou outros problemas,tais como Irregularidades cadastrais,e falta da entrega destas declarações que o Sr. Informou.Consta também a não entrega da DCTF do 1º e 2º sem. de 2005 e 2006.O sr. saberia me informar se sou obrigado a entregar estas declarações,tendo em vista que a empresa está inativa a quase 15 anos.

Grato pela atenção.

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 14:05

Caro Danilo,
Se a empresa entregar as declarações como INATIVA, não é necessário efetuar a entrega das obrigações acessórias (DIRF/DACON/DCTF). Basta que faça uma declaração em folha comum, endereçada a Receita Federal explicando que a empresa não está enquadrada na condição para entrega.
Com relação ao contrato social, tire uma cópia da última alteração constante na JUCESP e, proceda a elaboração do distrato. As irregularidades cadastrais, são: falta de quadro societário, endereço da empresa, código de atividades, etc. Neste caso, você deve após a entrega da declarações, proceder a emissão de um CNPJ para regularizar estas pendências cadastrais. Boa sorte!

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 14:13

Sr. Jairo,realmente as irregularidades são falta de quadro societário e CNAE.Acho que vou ter que ir até a JUCESP ,fazer busca de NIRE,tirar um breve relato pra saber da última alteração,quem eram os sócios e o ramo de atividades.Daí solicito uma fotocópia do mesmo e faço o procedimento de inclusão de CNAE e quadro societário via PGD e enviando posteriormente documentação comprobatória para a Receita Federal.No caso das declarações,entrego as DIPJ dos 5 ultimos exercícios,e pago as multas,correto?
O sr. saberia me dizer tbm se eles ativam novamente o CNPJ para que daí eu possa dar prosseguimento na BAIXA do CNPJ?

Att.

Danilo

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 15 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2010 | 13:05

Prezada Marizete,
Você deve inserir um cláusula no contrato social mencionando que "... o Capital Social que era de CR$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL CRUZEIROS), face a conversão da moeda para REAL em 1993 conforme MP nº000/93 e dividida pelo fator 2,750 em 1994 conforme MP nº 000/94, passou a ser R$ 4,00 (quatro reais)...".

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade