x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 522

Coleta Web transformação de LTDA para EIRELI

Bianca Fernandes

Bianca Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 14:00

Boa tarde Colegas,

Preciso fazer uma transformação de LTDA para EIRELI, ela não está unipessoal, segundo a JUCESP consigo fazer a saída de um dos sócios e transformar em um único ATO, porém ao passar o cadastro web na receita federal, está dando indeferido. Algum colega já fez este procedimento e pode me ajudar?

Inicio com a natureza juridica de EIRELI, e nos atos incluí os eventos 225, 220, 222, 202, 247 e no QSA não consigo dar entrada no titular e a saída do sócio.

Alguém poderia me ajudar?

Miranda Cortês

Miranda Cortês

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 17:33

Olá, Bianca!
Pode ser que o ato de n. 202, "Alteração do Representante da Pessoa Jurídica", está gerando o indeferimento. Para facilitar o entendimento, veja só: a transformação é uma constituição. Se há uma constituição, não há o que se falar em alteração de responsável porque a empresa "não existe", entende? Essa é a lógica dos órgãos diante este assunto.
Ao preencher o QSA, selecione a opção que atualiza/altera os dados do sócio remanescente para denominá-lo titular e mencionar o capital recaído, já ao sócio em exclusão, mantenha como sócio, mas selecione a opção que delibera sua saída.
Informe se deu certo depois! Boa sorte!
Abraços.

Atenciosamente,
Miranda
[email protected]
Bianca Fernandes

Bianca Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 13:32

Boa tarde Beatriz

O que acontece é que o sócio remanescente não é o responsável na Receita, ai quando passo o 202 ou o 230 ele apresenta as seguintes divergências:
Responsável informado é diferente do constante na base CNPJ.    
O titular pessoa física residente ou domiciliado no Brasil, constante no QSA, está diferente do titular pessoa física residente ou domiciliado no Brasil que é responsável pelo CNPJ.  
Qualificação do sócio informada no QSA deve ser igual à qualificação do responsável perante o CNPJ.  
Qualificação do sócio incompatível com a natureza jurídica da empresa.  
Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.  

Será que tenho que informar o responsável pela empresa primeiro, e depois gerar um novo com a transformação?

Miranda Cortês

Miranda Cortês

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 14:08

Olá novamente, Bianca!
Olha, quebrei a cabeça um pouco, mas acho que entendi o problema. Provavelmente o evento de n. 230 é para alterar os dados do responsável legal atual, mas use só o de n. 202 porque é certeza que serve ao seu objetivo. Assim sendo:
- Na seção de identificação do responsável legal da PJ, insira os dados do sócio remanescente, ou seja, quem se tornará o titular.
- No QSA, preencha a ficha do sócio remanescente já como titular (ou seja, qualifique-o de acordo com o tipo jurídico (EIRELI) requerido) e com a totalidade do capital. Quanto a ficha do sócio de saída, selecione o ato de saída, insira o nome e o CPF.
Verifique se a seção de alteração de capital está com o valor idêntico a totalidade do capital ao sócio remanescente.
Veja se dá certo agora!
Abraços.

Atenciosamente,
Miranda
[email protected]
Bianca Fernandes

Bianca Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 14:41


Então, o problema é que no QSA não consigo entrar com informação de 2 pessoas, saída de sócio e alteração do remanescente, por se tratar de alteração para EIRELI só me abre campo para 1 informação.

Sei que pode parecer bobagem, mais estou quebrando a cabeça demais!

ContRegular

Contregular

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 15:37

Boa tarde Bianca Fernandes.

Estou no processo de transformação de LTDA para EIRELI com retirada de sócio na mesma alteração.

Meu DBE foi deferido utilizando os eventos 225, 220, 247, 202 e QSA, fiz a retirada do sócio e alteração do sócio que será o titular e não tive nenhum contra tempo.

A hora de montar o processo pelo VRE que é meio chato, já que você precisa retirar o sócio e adicionar o ato na Transformação de tipo jurídico.

ContRegular
Assessoria Contábil

[email protected]

Contabilidade com preço justo e responsabilidade.
Bianca Fernandes

Bianca Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 14:44

Caros Colegas, boa tarde!
Conseguiiii, muito obrigada pela ajuda!

Provavelmente seja alguma instabilidade do site da Receita, os eventos selecionados foram 225, 220, 222, 247, 202 e QSA com saída e alteração do sócio remanescente.

Um excelente final de semana á todos, e mais uma vez muito obrigada pela ajuda!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.