x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 72

Retorno/ Devolução Mercadoria

Sugne

Sugne

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2019 | 11:28

Bom dia, 

Poderia me ajudar com  questão abaixo:

Tenho um Cliente estará emitindo uma NF de retorno pois ele não vai receber parte dos produtos. Qual CFOP ele pode utilizar para esse caso...

Seria um retorno ou devolução?

Desde já agradeço.

Att;
Suellen

Meirielly Martins

Meirielly Martins

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2019 | 16:31

Boa tarde Suelen, 

Peguei essa referência em um site, espero que lhe ajude:

Nota de Retorno: 
Quando uma empresa recebe uma Nota Fiscal de Remessa, precisa emitir Nota Fiscal de Retorno ao estabelecimento que enviou a remessa. Assim como quando uma mercadoria retorna ao estabelecimento de origem para conserto, por exemplo. Este estabelecimento também precisa emitir nota fiscal de Retorno. 

Nota Fiscal de Devolução: 
A Nota Fiscal de Devolução tem o objetivo de anular uma operação de compra ou de venda, inclusive em relação aos impostos. Dessa forma, a Nota Fiscal de Devolução sempre deve ser emitida com base nas mesmas informações da nota fiscal de Origem. Existem dois tipos de Nota Fiscal de Devolução: 

Nota Fiscal devolução de compra: Esta nota será utilizada, por exemplo, quando um(a) fornecedor(a) enviar um produto ao(à) cliente empresarial e ele(a) chegar com algum defeito. Neste caso, será necessário realizar a devolução da compra.

Nota fiscal de devolução de venda: Já esta nota, é utilizada quando uma venda é enviada para um(a) destinatário(a) pessoa física, e ele(a) não aceita o produto por algum motivo. Neste caso, o estabelecimento de origem precisará emitir uma Nota de Devolução de Venda. 

Qualquer coisa, dê uma olhada aqui: Oculto-Entenda-diferen%C3%A7as-entre-Nota-Fiscal-de-Devolu%C3%A7%C3%A3o-e-Nota-Fiscal-de-Retorno" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://ajuda.contaazul.com/hc/pt-br/articles/Oculto-Entenda-diferenças-entre-Nota-Fiscal-de-Devolução-e-Nota-Fiscal-de-Retorno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.