x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 220

Serviço de contabilidade secundário, mas sócio não é contador.

THAMIRES SIZIDIO

Thamires Sizidio

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 12:08

Olá colegas. 

Então, tenho um colega que possui uma empresa de construção civil e quer incluir atividade de contabilidade, porém ele não é contador. Mas a ideia não é ser escritório e sim para um serviço especifico. Ao meu conhecimento isso não seria possível até por conta do nosso Conselho, mas segundo ele por ser atividade secundária pode e ele iria terceirizar. Enfim há esta possibilidade? Já não sei mais o que falar para ele. De tudo que já pesquisei me diz que não. 

Alguém consegue me ajudar? Desde já agradeço

Rafael C. Moreira

Rafael C. Moreira

Prata DIVISÃO 5, Analista Processos
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 15:25

Thamires, boa tarde,

Diferente de outras atividades regulamentadas, o CRC exige que alem da indicação em cláusula, o contador seja também sócio da empresa, e que a profissão do outro sócio seja equiparada, é um pouco mais complexo.

Agora se ele consegue incluir essa atividade, eu tenho certeza que sim, mas alem de não conseguir se registrar no CRC, a empresa pode ter seu cadastro NIRE cassado por atividade irregular da profissão!

Analista e Sócio-Fundador do ABRA SUA EMPRESA PONTO COM
Atendemos contadores em todo território nacional. e-mail: [email protected]WhatsApp
THAMIRES SIZIDIO

Thamires Sizidio

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 14 setembro 2019 | 14:32

Obrigada! Expliquei praticamente isso a ele, mas ele teima que pode... Enfim, vou explicar mais uma vez e mostras as consequências caso queira continuar com isso. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.