x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 30

acessos 105.683

Protocolar DBE via Dossiê Digital

Eduardo Reis

Eduardo Reis

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 15:12

Pessoal, boa tarde!

A pouco tempo vi uma informação que é possível protocolar o Documento Básico de Entrada via por meio de Dossiê Digital de Atendimento no eCAC,

Estou para ajustar um cadastro no CNPJ de um cliente e gostaria de saber como é o procedimento, afinal sempre protocolei pessoalmente,

Já fiz o DBE e agora gostaria de saber como posso protocolar via e-CAC, se alguém puder, me envie um passo a passo por gentileza,

E também, para protocolar  o DBE, o mesmo tem de ser transmitido com Certificado Digital ou assinatura com reconhecimento de firma também pode?

Agradeço a quem puder me dar uma orientação..

VALTER JOSE RAMOS

Valter Jose Ramos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 15:40


eduardo, boa tarde

    Ja e possivel fazer alteracao via dossie mas pra isso empresa ou tem que ter certificado digital dela ou voce tem procuracao eletronica na receita federal. 

Processo Digital Processos Digitais (e-Processo) depois clicar Abrir Dossiê de Atendimento

Área de Concentração de Serviço:  selecionar cadastro

Serviço:  seleciona qual seu servico inscricao baixa ou alteracao

e clicar em abrir dossie de atendimento

voce vai colocar dbe normal nao precisa assina e alteracao que ja foi registrada ou na junta comercial ou no cartorio.

assina com certificado digital da empresa ou seu certificado com procuracao pra voce e clicar em enviar

meu resolveu em 2 dias

qualquer duvida estou disposicao

JAICE B V NOVAES

Jaice B V Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Gerente
há 3 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2020 | 12:08

Boa Tarde, mas não sei ano passado como era, agora com o gov.br só o próprio contribuinte que pode abrir o dda, está bem claro nas instruções... Gostaria de saber se para alguém funcionou abrir o dda com o seu próprio certificado digital, pois eu (contadora) tentei abrir dessa forma e foi recusado porque eu não era a representante legal da empresa....

TATIANE

Tatiane

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2021 | 18:06

Estou fazendo dois processos, um de abertura de igreja e o outro uma alteração de uma igreja já existente.
Ambos já registrados em cartório.
Já abri o dossiê três vezes cada, mas eles sempre são arquivados ou indeferidos e a receita nunca me dá satisfação do motivo.
Via telefone eles dizem que tem que enviar um e-mail e via e-mail nunca responderam.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 08:59

Bom dia Tatiane,

Então, verifique se a sequencia de procedimentos esta sendo esta:

Viabilidade - para fins de atualização perante a RFB

DBE - Endereçado para a RFB, verificar também se a data do evento bate com a data de registro localizada no selo do cartório.

DDA - Envio do DBE  - No caso do DBE o titulo do documento, opção que aparece quando é anexado o DBE na juntada, deve, obrigatoriamente ser o número de controle localizado no DBE.

Por fim anexar os documentos comprobatórios (em qualidade legível, caso tenha selos cartorários no verso os mesmos devem ser enviados)

Dep. Societário
[email protected]

DIEGO

Diego

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 12:46

Boa tarde!

O responsável por uma entidade faleceu, foi registrado a ata em cartório, e o contador tem a procuração no ecac, para fazer o dbe, pode ser feito com certificado do contador ou deve fazer sem certificado colocando como responsável o presidente da entidade.

Ao solicitar a alteração do evento 202 o representante legal deve ser o contador ou o presidente da entidade?

Att.
Diego Souza
Aux. Departamento Pessoal
Karina Cristina dos Santos

Karina Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 15:21

Boa Tarde!
Caros colegas, se alguém puder me ajudar ficarei eternamente grata, pois não sei mais o que fazer.

 A empresa é limitada Sócio responsável na RFB FALECEU e desde então o certificado digital está bloqueado. Ocorre que precisamos vincular o inventariante para conseguirmos prosseguir com as atividades da empresa, Essa empresa veio para o escritório para regularizarmos após o falecimento do sócio, então não temos vínculo do contabilista. 
 
inventario ainda não saiu, conseguir gerar a dbe com o evento 202 sem certificado colocando a sócia como responsável e foi deferida a DBE com essas informações Sua solicitação foi validada em 28/04/2021.


1) Envie o Documento Básico de Entrada do CNPJ - DBE e a documentação comprobatória do ato cadastral por meio de Dossiê Digital de Atendimento – DDA disponível no Portal e-CAC, com a utilização de certificado digital.
Para essa opção, não é necessário o reconhecimento de firma no DBE.
ou
2) Imprima o DBE, reconheça a firma da pessoa física Representante da Pessoa Jurídica, ou do preposto, ou do procurador, e entregue-o juntamente com a documentação comprobatória do ato cadastral por via postal ou presencialmente em qualquer unidade da Receita Federal.
Verifique a unidade mais próxima na página da RFB, na internet.

Observações: 
O deferimento do seu pedido está condicionado ao atendimento cumulativo das seguintes condições:
a) a documentação estiver completa e correta;
b) os dados informados no pedido estiverem de acordo com os da documentação enviada;
c) não houver, de acordo com a Instrução Normativa/RFB n° 1.863/2018 que dispõe sobre o CNPJ, pendências impeditivas;
Não envie documentos originais, exceto o Documento Básico de Entrada - DBE, pois nenhum dos documentos serão devolvidos.
Após o envio da documentação, aguarde a análise. O acompanhamento da solicitação deverá ser feito na página de acompanhamento da solicitação.
Este documento/informação ficará disponível para impressão durante 30 dias contados a partir da data do atendimento.

tentei fazer o dossiê com o certificado da sócia porém foi indeferido porque o processo de dossiê precisa ser enviado com o cnpj da empresa, como proceder? 

Karina Cristina dos Santos

Karina Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 16:49

falecendo ou interditado qualquer sócio, a sociedade continuará suas atividades com os herdeiros, sucessores e o incapaz. não sendo possivel ou inexistindo interesse desde ou do socio remanescente, o valor de seus haveres será apurados e liquidados com base na sistuaçao patrimonial da sociedade, a data da resolução verificada em balanço especial levantado.

DANILO FERNANDES

Danilo Fernandes

Bronze DIVISÃO 4
há 2 anos Sexta-Feira | 2 julho 2021 | 08:34

Prezados, enviei o DBE via E-CAC para correção do nome empresarial, o mesmo foi deferido, após isso é só aguardar para que seja atualizado ou é necessário algum outro procedimento? Já fazem 2 dias e o nome no CNPJ ainda consta sem correção. Obrigado.

Daniela Maestri

Daniela Maestri

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 9 julho 2021 | 14:25

Boa Tarde!!! abri um dossiê digital e a juntada de documento para atualizar o presidente de uma associação, anexei DBE e todos os documentos e ja tive a resposta que foi aceita e o processo esta inativo, mas quando vou consultar ainda consta o responsável anterior. Tem mais algum procedimento que deve ser feito?
EEntrei com certificado do escritório e alterei perfil para o cnpj da empresa em questão, visto que tem procuração.

Dione Julek

Dione Julek

Bronze DIVISÃO 1
há 2 anos Sexta-Feira | 16 julho 2021 | 16:58

Preciso de ajuda no caso de um condomínio, foi eleita nova síndica, o condomínio não possui eCNPJ válido, como posso protocolar a DBE já que para ser feito o novo eCNPJ a síndica vigente precisa estar vinculada ao CNPJ na receita? Foi tentando pelo eCPF do contador e não foi aceito, fazendo um eCPF para a síndica teria alguma chance já que ela assina o DBE? 

ANA ALICE SIMOES DA GAMA ALVES

Ana Alice Simoes da Gama Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 2 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2022 | 20:46

Prezados colegas

boa noite

Num condomínio o síndico não faz mais parte e simplesmente sumiu, só que o mesmo é o responsável pelo CNPJ e não tem certificado válido, não tenho procuração eletrônica, pois quem poderia dar a outorga não tem como encontrar.
Posso enviar o DBE do condomínio alterando o síndico, com DBE, a Ata e documento do novo sindico reconhecida firma, por meio do meu certificado? mesmo sem procuração eletrônica?

Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2, Operador(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 17:00

boa tarde

Alguem poderia me ajudar !
Gostaria de fazer uma alterção de presidente de partido politico na RFB, o presidente e nem o partido possui
assinatura digital,  Pode fazer uma procuração para o contador assinar o DBE ? e também pode dar entrada
pelo e-cac, via dossiê ??

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 2 fevereiro 2023 | 09:50

B. Dia., Quais eventos eu utilizo para alterar responsável de partido político perante a Receita Federal? no Campo " representante" e qualificação : eu coloco quem?  o atual que está entrando ou o anterior? 

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.