Boa tarde Adão.
Não querendo ser chato, mas o sr não tem como fugir dos cartórios não, pois eles são legalmente os responsáveis pelo registro de associações.
O sr vai fazer:
1º consulta de viabilidade: mesmo sendo uma natureza juridica que nao registra na Junta ele é necessário. Se a associação do sr for de MG, assim como o sr, basta fazer a consulta de viabilidade e nome no site da Jucemg.
2º Feito isso o sr vai precisar ver no cartório de registro de PJ ai da sua cidade se ele tem convênio com o cadastro sincronizado.
a) se ele possuir: o sr faz o pedido de DBE (lembrando de usar o MGPxxxxx...gerado na Jucemg). O sr marca que o registro ainda nao foi feito. Leva-se no Cartório: Estatuto, Ata de eleição e criação da associação, relação da Diretoria e Lista de presentes. O cnpj sai depois da aprovação do cartorio.
b) se ele não possuir: leva-se Estatuto, Ata de eleição e criação da associação, relação da Diretoria e Lista de presentes. registra o Ato. pede o DBE. Neste caso marca-se que o ato ja foi registrado. Nisso levar o DBE na Receita Federal da sua jurisdição. O CNPJ sai pela Receita.
Em ambos os casos: depois de registrado tem que regularizar na Prefeitura.
Atenção: ver se na sua cidade tem corpo de bombeiros. Se possuir tem que se contratar um engenheiro para fazer o AVCB. Em algumas cidades sem corpo de bombeiros as prefeituras podem pedir plano de proteção a incendio, também feito por engenheiro.
att
Atenciosamente.
Paulo Henrique de C. FerreiraContador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.brAtenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)