x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 104

Alteração e redução de capital

Kelly Scarleth

Kelly Scarleth

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2019 | 10:33

Olá pessoal, estou fazendo uma transformação de individual para ltda. Ocorre que a empresária individual tinha um Capital de R$ 15.000,00

Vão entrar mais 2 sócios e ela quer que a divisão fique da seguinte maneira:

Ela = 14.000,00
Sócio 1 = 17.500,00
Sócio 2 = 3.500,00

Nesse caso, como o capital dela irá diminuir em R$1.000,00 como posso colocar isso no contrato social? Posso colocar que ela passou esses mil para um dos sócios, mesmo permanecendo na sociedade? Como eu descreveria isso no contrato social?

Ou eu devo apenas colocar que a sócia advinda da empresa individual tem como capital remanescente 14.000,00?

Desde já muito obrigada! 

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2019 | 15:24

Boa tarde Kelly;
A CLÁUSULA ficara assim conforme abaixo:
 
O capital social é de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), divididos em 35.000 (trinta e cinco mil) quotas no valor de R$ 1,00 (um real) cada uma, totalmente integralizadas e subscritas pelos sócios, a saber:
1-  14.000,00
2-  17.500,00
3-    3.500,00
 
Parágrafo Primeiro:A integralização do capital social se fará nesta data da seguinte forma:
a) R$ 15.000,00 (quinze mil reais), neste ato, pelo ativo e passivo da firma de empresário INDIVIDUAL– ME, já qualificada;
b) R$ 17.500,00 (dezessete....), pelo sócio 2, que integralizara neste ato em moeda corrente do país;
c) R$ 3.500,00 (três ......), pelo sócio 3,que integralizara neste ato em moeda corrente do país.
 
d) A sócia 1, detentora de 15.000,00 vende e transfere parte de suas quotas do capital social no valor de 1.000,00 para o sócio 2 ou 3, acima qualificado.
 
Parágrafo Único:- A sócia 1, declara haver recebido neste ato os valores nominais de suas quotas, pela venda que fizera por este instrumento, bem como declara ter recebido todos os seus direitos e haveres perante a sociedade nada mais tendo a reclamar seja a que título for, dando-lhes plena, geral, rasa e irrevogável quitação.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2019 | 15:48

Boa tarde, Kelly

Complementando a resposta do nosso colega Edilson, faça os procedimentos de distribuição e elevação normalmente, bem como as demais cláusulas obrigatórios na transformação, inclusive referente aos sócios assumirem o ativo e passivo do Empresário.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.