x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 250

PROTOCOLO REDESIM - SEFAZ SP

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 10:51

Bom dia, Pessoal!

Sou contadora de um grupo empresarial no estado do ES e registrei filial em SP (Posto Fiscal Butantã). Nossa empresa atua na área da construção civil prestando serviços de construção de pontes, estradas e ferrovias em contratos por empreitada com fornecimento de material. De acordo com o RICMS SP somos obrigados a se inscrever no Estado, entretanto de acordo com o anexo XI, artigo 5º, parágrafo único "A empresa que se dedicar exclusivamente à prestação de serviços e não efetuar operações de circulação de mercadoria, ainda que movimente máquinas, veículos, ferramentas ou utensílios, fica dispensada da manutenção de livros fiscais, com exceção do livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências."  

Ocorre que nossa inscrição estadual foi emitida com regime de apuração normal, o que está errado pois não somos contribuintes do imposto e sequer temos obrigação de escriturar livros fiscais, e foi aí que se iniciaram as minhas inúmeras tentativas de atualizar o cadastro junto a SEFAZ SP. 

Após requerer por meio de protocolo junto ao Posto Fiscal de Butantã, fui informada que deveria fazê-lo pelo cadastro sincronizado. Realizei pedido através do REDESIM e obtive a seguinte resposta: "Exige-se:'  O NAO ATENDIMENTO GERA INDEFERIMENTO AUTOMATICO 'Exige-se:'  PRAZO PARA ATENDIMENTO ATÉ 24/12/2019 'Exige-se:'  DE SUBSTITUTO TRIBUTARIO 'Exige-se:'  JUSTIFICAR MOTIVO DA NECESSIDADE DE INSCRICAO"