x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 7.709

Atualização de QSA de empresa com CNPJ INAPTO

Matheus Pessoa

Matheus Pessoa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2019 | 12:45

Olá,

Estou com uma situação em que o CNPJ está inapto e no cartão CNPJ, na parte QSA aparece a seguinte mensagem: NÃO HÁ INFORMAÇÃO DE QUADRO DE SÓCIOS E ADMINISTRADORES (QSA) NA BASE DE DADOS DO CNPJ.

Pergunta: posso fazer a alteração para inclusão do novo administrador pela DBE, mesmo com o CNPJ INAPTO e aparecendo esta mensagem no QSA? Como procedo na petição?

Obrigado!

Matheus Pessoa

Matheus Pessoa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 09:48

Olá, Ewerton!

Muito obrigado!

Ela está assim por "omissão de declarações", porém, o responsável legal do CNPJ faleceu, por isso não há no QSA nenhum representante. É uma igreja.

Ele está INAPTA por declarações, mas também não há o responsável legal visto que é falecido.

Neste caso, será que consigo alterar o QSA para o novo responsável e depois declarar as obrigações omissas?   

Agradecido!

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 06:52

Matheus Pessoa, bom dia.

Se for falta de declarações e vc tem conhecimento sobre isso, entre as declarações. Feito a entrega creio que um dia depois terá que seu CNPJ ativo novamente.
No caso do responsável, você terá que fazer a alteração do estatuto no cartório, levando a ata de reunião, e todos os documentos de pose do novo presidente e responsável pela Igreja. Feito a alteração do estatuto, você faz a DBE e leva na Receita com os documentos averbados no cartório.
Com isso seu CNPJ está em dia na receita.

Espero ter ajudado!

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/
flavia souza

Flavia Souza

Bronze DIVISÃO 4, Subcontador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 14:39

Olá!
MATHEUS PESSOA, também gostaria de saber o desfecho dessa situação, pois me encontro em situação parecida e o problema é que algumas das Declarações Omissas só podem ser enviadas mediante assinatura com e-CPF do Presidente. 
Desde já agradeço se alguém puder ajudar

Matheus Pessoa

Matheus Pessoa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 18:48

Olá, colegas!

Achei a solução.

No caso do CNPJ estar inapto por omissão de declarações, e não constando representante legal do CNPJ na base de dados da Receita para emitir um e-CPF e acessar a base de dados do e-CAC, deve-se seguir este procedimento:

1º - Consultar quais são as pendências que ocasionaram a inaptidão, fazendo uma busca nos editais e atos declaratórios executivos da Receita Federal (ADE): servicos.receita.fazenda.gov.br - geralmente a inaptidão se dá por omissão de DCTF. Só fazer as DCTFs que o CNPJ já reativa;

2º - Para inclusão de um novo representante legal, deve-se registrar a alteração do contrato social (se for empresa) ou ata (se for instituição), incluindo o novo responsável no órgão competente (Junta ou Cartório de PJ);

3º - Fazer o DBE de inclusão do novo sócio/administrador/presidente. O novo responsável assina e reconhece firma do DBE;

4º - Enviar por Correios ou levar o DBE na Receita juntamente com os documentos solicitados para cada tipo de entidade contido no Anexo I: normas.receita.fazenda.gov.br Obs.: caso a Junta ou Cartório de PJ já estiver integrado com o Redesim não precisa fazer isso. Vai automaticamente para a Receita.

Espero que também consigam! Qualquer coisa, só postar!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.