x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 4.209

Razão Social Vs Marcas e Patentes

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 08:59

Bom dia, pessoal !!!!

Tenho uma dúvida, sobre uma empresa que tem sua razão social (Emily Comercio de Presentes Ltda), e recebeu notificação da Jucesp, avisando que outra empresa está reclamando o uso do nome EMILY, por ser dona da marca EMILY´S, a reclamante é industria de plastico, e a reclamada e comercio de roupas e bolsas.
O que fazer neste caso teremos que mudar o nome da razão social dá minha empresa, que foi constituida depois que a reclamante, teremos que pagar algum tipo de multa, ainda estamos no prazo de 10 dias para se manifestar o que faço ???

Lucas Gurgel

Lucas Gurgel

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 10:20

Neste caso tera que mudar o nome da razao social.

*Conselho: Antes de fazer a abertura de uma empresa sempre faca uma consulta na JUCE do seu estado e no registro de marcas e patentes.

Abracos,

Abracos,
Lucas Gurgel
cesar.sjc

Cesar.sjc

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 14:33

Recomendo que se dirija até a Junta Comercial para obter mais informações, ao que parece a empresa está apenas reclamando por você estar utilizando um nome similar ao dela, pelo fato de ser 1 notificação da Jucesp, e a omissão pode levar a empresa a processar judicialmente a sua cliente, aí com certeza ela precisará de um advogado (a) para fazer a defesa e não ficar sujeita a pagar alguma indenização a reclamante.

E aproveitando o gancho, em qual site vocês fazem pesquisa de marcas e patentes? E qual o órgão responsável por isso? Alguém sabe onde posso buscar mais informações?

Desde já grato.
Frederico César dos Santos

há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 17:05

No site do INPI, essa empresa foi aberta a pouco tempo por outro contador não sei se ele tinha a informação de outra empresa com nome similar, talvez não porque a reclamante tem uma razão social diferente porém é dona desta marca, acho que vou seguir o conselho do companheiro Lucas e alterar rapidamente a razão social do meu cliente.

José Alípio Barbosa Ramos

José Alípio Barbosa Ramos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 19:19

Olá, Moisés!

Estou com um problema semelhante, preciso patentear uma palavra (sobrenome do sócio), será que dá pra fazer direto pelo site do INPI ou é aconselhável contratar um escritório especializado?

há 15 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2010 | 09:06

Olá, Alípio

O escritório só vai intermediar as coisas prá você, eles fazem tudo para você desde busca até registro veja se o preço compensa, porque eu não sei se é burocratico o processo de registro da marca talvez sej a até facil pelo que vi no site parece simples, claro que demanda tempo, mais lá está bem explicado como fazer o passo a passo, boa sorte.

tony kaique arf

Tony Kaique Arf

Iniciante DIVISÃO 1 , Publicitário(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 17:41

Eu fiz o registro da minha marca por conta própria e vou ser bem sincero: não vale a pena. Achei extremamente trabalhoso e cansativo e se fossemos considerar o custo do tempo perdido passaria do valor do registro por uma empresa especializada. De hoje em diante sempre realizo registros em uma empresa especializada em marcas e patentes..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade