Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.321

Como colocar uma empresa como administradora de outra empresa

Erick Protazio Domingues

Erick Protazio Domingues

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quinta-Feira | 26 dezembro 2019 | 17:44

Bom dia, boa tarde e boa noite!
Estou com uma questão no escritório que é a seguinte: Uma empresa (X) tem 5 sócios PF, porém 4 destes se retirarão e colocarão as empresas (Y e Z) que possuem, como sócios da empresa X. dois sócios são donos da empresa Y e dois são donos da empresa Z, todas com o mesmo tipo de atividade (empreendimentos imobiliarios). Porém eu vou realizar a DBE de alteração excluindo os 4 sócios, adicionando as empresas Y e Z e mantenho o único sócio PF. Os clientes pediram que a administração da empresa fosse realizada pelo sócio 1 da empresa Y, mas eu não consigo colocar o CNPJ como sócio-administrador da empresa X.
A dúvida é: como eu coloco que a empresa Y é a administradora da empresa X na DBE?

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2019 | 10:30

Bom dia Erick;
- Na inclusão do sócio PJ vc vai descrever abaixo o sócio PF responsável pela PJ,
- Na clausula de administração você nomeara esse sócio como administrador;
- No DBE vc incluirá somente o PJ como sócio normal;
- E incluirá separado o responsável PF, colocando ele como somente administrador.

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2019 | 08:15

Erick Protazio Domingues, bom dia.

Impossível que uma pessoa, que não expressa sentimentos e vontade, possa ser administrador de uma empresa que tomará decisões, definirá políticas e representação, aquela do art. 115 ou 120, do cc. 
Sem contar que no manual da limitada, como não informou qual era, é expressamente proibido a pessoa jurídica ser administrador de alguma empresa.
Portanto, recomendaria você colocar outra pessoa ou o sócio para ser administrador da sociedade.
Eu tenho um artigo que trata sobre o tema e caso se interessa em ler sobre administrador na sociedade limitada tem alguma regras, formas e outros fatores que seria interessante guardar. Este artigo foi publico aqui no Contábeis também.

Espero ter ajudado!

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.