x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 114

Regularização de empresa Inapta

elaine

Elaine

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2020 | 12:33

Boa tarde;

Estou com um cliente que pretende comprar uma empresa inapta. A mesma foi excluída do simples nacional em 2014.
O que me preocupa é a questão do total de multas que haverá para a regularização da empresa. Pois acredito que a mesma terá que entregar desde 2014 declarações como lucro presumido. Isso ocasionara diversas multas, no meu entendimento. Nunca peguei casos assim. Haveria outra forma de regularização do passado, levando em consideração que os novos sócios querem uma empresa regularizada para trabalhar o futuro? tipo de renegociação de divida? algo assim?

Obrigada;

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2020 | 12:43

Elaine
Se a empresa não teve movimentos, esteve inativa, você precisará entregar as declaraçoes DSPJ 2016/2015, DCTF 2016 a 2019, sendo uma para cada janeiro de cada ano. Ou seja, na condição de inativa a multa é de 200,00 podendo ser paga com redução de 50%, sendo então, 6 multas.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
elaine

Elaine

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2020 | 17:30

Obrigada Cláudio. O problema é que a empresa nunca teve contabilidade. E em alguns meses emitiram notas. Então acredito que terei que calcular impostos passados baseando nas notas emitidas (Que de momento desconheço montante) e enviar todas as declarações omitidas obrigatórias para empresas de lucro presumido.
Acrescentando a pergunta. Consigo fazer a alteração dos sócios antes de regularizar a empresa? Estando ela inapta acredito que não certo?

Obrigada.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2020 | 17:40

Elaine
Na questão da alteração, nunca tive um caso assim, mas acredito não ser possível, uma vez que esteja inapta na RFB. Minha sugestão, é primeiro você averiguar em que período houve a emissão de notas, para com isso, fazer as declarações só nos meses devidos.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.