x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 134

Mudança de Sócio em Sociedade Limitada

Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 16:38

Boa tarde!! Estou com uma dúvida.
Meu pai tem uma sociedade limitada para prestação de serviços de exportação e afins.
Quando ele fez essa empresa tinha que colocar mais um sócio e sem eu saber (tinha uns 13 anos na época - hoje estou com 24 anos) minha mãe assinou colocando eu como sócia dessa empresa, tanto que na consulta pelo site da receita aparece eu como sócia menor representada pela minha mãe.
Só que meu pai deixou de pagar os impostos municipais, e simplesmente "fechou" a empresa de forma física.
Acontece que agora tem inúmeras execuções fiscais em nome da empresa que eu nem conhecia.
a situação da empresa na receita federal é de "INAPTA".
Quero tirar meu nome dessa empresa, não tenho vínculo nenhum com ela, como que devo proceder?
Aguardo, obrigada

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 16:46

Boa tarde Carolina;
- Primeiro vc terá que regularizar a situação da empresa na Receita Federal e Posto Fiscal, deixando a empresa ATIVA, pra vc poder fazer  a alteração, após esses procedimentos;

- VC terá que fazer a alteração de sócios de sua saída, agora como maior vc poderá assinar, fazendo a alteração de sócios vc terá que providenciar a assinatura dos demais sócios também, dando entrada nos órgãos. 

Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 17:05

Boa tarde Edilson, como regularizar para deixar a empresa ativa? sendo que não tenho como pagar os débitos fiscais da empresa pra poder baixar tudo.

Miranda Cortês

Miranda Cortês

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 17:18

Olá, Carolina!
Sinceramente, é melhor que busque uma assessoria contábil, pois, convenhamos, são 11 (onze) anos de inatividade. É necessário efetuar um levantamento das obrigações pendentes, isto pode variar entre pagamento de impostos e entrega de declarações em várias esferas, federal, estadual, municipal, dependendo do regime tributário que consta ou que antes era optante. Desta forma, poderá averiguar quanto tempo e valores serão necessários para que enfim possa registrar o instrumento de saída da sociedade. Converse com o seu pai, pois será necessária anuência dele em qualquer aspecto, sendo o representante legal (atual). Se falecido, é necessário que haja um inventário com trânsito em julgado ou um alvará judicial autorizando o encerramento da empresa.

Atenciosamente,
Miranda
[email protected]
EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 17:22

Vc não ira baixa a empresa, vai fazer somente a alteração de sócios e também não vai precisar quitar todos os débitos da empresa para alterar:
1) Entregar os obrigações fiscais da empresa na RF, declarações de IRPJ (DCTF) dos últimos 5 anos; 
2) A empresa tem INSCRIÇÃO ESTADUAL, se tiver terá que procurar a Secretaria da Fazenda para ver as pendencias que constam e depois regularizar para ativa-la;
3) Apos a alteração de sua saída os débitos e pendencias passar a ser dos sócios atuais da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.