
Áurea Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeOlá pessoal, Boa tarde!
Estou tentando ajudar um amigo, porém, a situação dele é um pouco complexa. É o seguinte, ele era sócio de uma casa de rações. Em 03/07/2017 ele saiu da sociedade e passou a trabalhar em uma empresa de carteira assinada, porém, não saiu imediatamente de forma legal, seu nome continuou no CNPJ. Em agosto do mesmo ano, o outro sócio que por sinal era o sócio administrador faleceu e este não tem herdeiros, não tem filhos e nem esposa, tem um irmão que não tinham relações amigáveis e este não tem interesse em nada que era do falecido. A empresa já não tinha movimento e estava a beira da falência, o capital social é de 5.000,00.
Bom, o sócio remanescente, saiu da empresa em que estava trabalhando e precisa receber seguro desemprego. Como faço para dá baixa nesse CNPJ?
Até cheguei a dá entrada no ITCD, mas a contabilidade que cuidava da empresa, não tinha nada lançado, nenhum balanço e não tenho informações de receitas e despesas para fazer um balanço retroativo. A empresa também não possui certificado digital. E como não tem herdeiro interessado tá muito complicado realizar o ITCD e o inventário.
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!!!!
Áurea Rodrigues
(Na contabilidade da vida é melhor ser credor do que devedor. Somos credores quando ajudamos as pessoas a se tornarem melhores e devedores quando as prejudicamos. Sejamos conscientes de nossas ações para manter sempre o saldo positivo.) Damião Maximino