x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 84

acessos 167.472

TRANSFORMAÇÃO LTDA EM UNIPESSOAL (Viabilidade)

Thales Almeida

Thales Almeida

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 4 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 09:46

Bom Dia a todos,

Estou com um processo de Alteração de uma empresa, onde a mesma é LTDA e quero transforma-la em UNIPESSOAL, já fiz todo o Contrato, mas quando fui dar início a todo o processo digital no caso a viabilidade deu a seguinte pendência:

"Sua viabilidade não pode ser finalizada devido as seguintes pendências na RFB: 02-G7-056 - Alteração de Natureza Jurídica para a mesma existente no cadastro."

Como posso resolver essa pendência sendo que na viabilidade não tem opção de UNIPESSOAL na Natureza Jurídica, oq posso estar fazendo de errado? Ou qual outro procedimento a ser feito?

Obs.: Junto com Essa alteração de natureza jurídica está sendo feita também alteração de endereço e atividade econômica.

Att,


Thales Almeida

Thales Almeida

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 4 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 11:26

Bom Dia Felipe,

Mas neste caso eu tenho q fazer a viabilidade para a troca de atividade econômica e endereço, então eu desmarco a opção de natureza jurídica? E quando eu for fazer o DBE? Tenho q mexer no QSA, certo? Ja no processo final q é o Protocolo WEB na JUCERJA, não da nenhum problema? Pq no contrato tem a saída de 2 sócios e a entrada de 1.

Obs.: Lembrando q eu não estou alterando diretamente na RFB, estou fazendo uma VIABILIDADE via REGIN no site da JUCERJA.

Att,


José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 30 abril 2020 | 16:54

Boa tarde!
Estou também fazendo uma transformação de Sociedade Ltda. para Sociedade Ltda. Unipessoal, e me deparei com um problema na viabilidade, pois segundo IN, a razão social deve ser o nome do único sócio seguido da expressão Ltda. Então, na viabilidade, informo apenas alteração do nome empresarial. Mas retorna sempre com indeferimento.
Alguém já fez alguma transformação e sabe qual o procedimento correto?
Já enviei consulta a Junta Comercial, mas só mandam ler a IN 63 e 15. Já estou quase decorando as IN's e não resolvi meu problema.
Agradeço alguma informação.
Abraço

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 09:53

Bom dia, Thales.

Resolvi o problema do indeferimento da viabilidade.
Após consulta a Junta Comercial, me retornaram informando que deveria informar apenas um sócio, no caso o único sócio, pois estava trazendo informações dos dois sócios na viabilidade.
Feito isso, foi deferido.
Obrigado pelo seu interesse.
Abraço

VITOR

Vitor

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 junho 2020 | 17:17

Boa tarde, preciso transformar um LTDA em LTDA unipessoal (empresa foi vendida para uma pessoa fora do quadro de sócios). Já enviei e-mails para JUNTA mas as respostas não estão me ajudando muito. Estou lendo e estou vendo varias opiniões diferentes. Poderiam me ajudar?
Devo fazer viabilidade? Devo trocar a razão social da empresa para o nome do novo sócio acompanhando de LTDA? Quais os atos a utilizar, já que vou ter exclusão e inclusão de sócio  e diretor?

Desde já agradeço a ajuda.

WANDERSON LUIS DOS SANTOS JUNIOR

Wanderson Luis dos Santos Junior

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 13:39

José Lauro Iaksch Boa Tarde.
Estou gerando uma Alteração Contratual onde o Sócio consta como 180 dias ultrapassado.
Estamos acrescentando novos CNAE, Já tenho Viabilidade deferida, mais fiquei com uma dúvida quando gero o INTEGRADOR na JUCEMG eu apenas coloco o objetivo social e atividades principal e secundaria, ou teria que acrescentar como transformação ?
Mais a natureza jurídica ainda e 206-2 por isso veio essa dúvida;

Thayna Mickelly

Thayna Mickelly

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 10:34

Bom dia!

Estou fazendo a abertura de uma empresa, mas no processo de viabilidade não aparece a natureza jurídica que necessito, que no caso seria Sociedade Simples Limitada, ou a Unipessoal LTDA, esta empresa não possui sócios e precisa ser limitada.
Alguém pode me ajudar?

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 13:51

Srta. Thayna,

Não existe um código específico para a Sociedade Unipessoal Ltda, por tanto utiliza-se o mesmo da Sociedade Empresária Limitada (código 206-2).

Espero ter ajudado.
Abraço

Thayna Mickelly

Thayna Mickelly

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 15:09

Sr. José!

Obrigada por me responder.

Estou fazendo a viabilidade e seleciono Sociedade Empresaria Limitada, até ai ok consigo a viabilidade, mas quando vou para o DBE (RedeSim), quando verifico as pendencias diz que tenho que adicionar um socio.

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 15:28

Srta Thayna,

Não fiz uma constituição, mas uma transformação, mas perante a RF foi só alteração da razão social e quadro de sócios e administradores. Não tive problemas, não acusou pendência.
Sugiro verificar todos os códigos utilizados, dados da empresa, Capital social e no Quadro de Sócios e Administradores (QSA) qualificação do sócio (49 - sócio administrador).

Abraço

Helton Balansuelo

Helton Balansuelo

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 22:18

Boa noite Sr José Lauro.
Ainda não conclui nenhuma alteração desse tipo, seria uma alteração única?  ou vários processos de transformação?
e quanto ao instrumento, leva o titulo de alteração  contrato mesmo?

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 06:23

Bom dia!
Sr. Helton,
Não é uma transformação visto que é uma Limitada e os códigos são os mesmos (206-2)
Observar o contrato que tem algumas particularidades. Deves achar modelos na internet, onde busquei para fazer o meu.
Necessariamente terá que fazer uma consolidação junto. Tudo em uma única alteração.

Abraço

José Lauro Iaksch

José Lauro Iaksch

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 10:00

Bom dia!
Não encontrei nenhuma solução para o seu problema (Srta. Thayna), acho que seria o caso de fazer uma consulta junto a Receita Federal.
Desculpe não ter podido lhe ajudar.

Marcelo Ferreira da Conceição

Marcelo Ferreira da Conceição

Prata DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 3 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2020 | 10:35

Bom dia a todos,

Então essa transformação de Ltda para unipessoal na viabilidade devemos marcar somente a alteração do nome?
Nesse meu caso específico, são 2 sócios onde ficará somente 1 sócio.
No campo para a indicação dos sócios, eu coloco somente cpf do sócio que ficará na sociedade?
E a razão social? Exemplo: Está EXEMPLO ATENDIMENTO PESSOAL LTDA como ficaria se o nome do sócio remanescente for MARCELO FERREIRA DA CONCEIÇÃO.
Deve haver uma cláusula de alteração do nome empresarial no documento de transformação?

Agradeço a ajuda dos colegas

Marcelo Ferreira 

MF CONCEIÇÃO CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL
Aloni

Aloni

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente
há 3 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2020 | 13:16

Boa tarde Sr. José Lauro!

Eu estou também fazendo uma alteração de Ltda., para unipessoal, um sócio está saindo, estou na dúvida quanto ao contrato: faço inicialmente as alterações, (sócio A vendendo para o sócio B). Quando eu for fazer a Consolidação, eu já adequo todas as cláusulas para unipessoal? 

Obrigada!

CICERO SOUSA ROQUE JUNIOR

Cicero Sousa Roque Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 3 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2020 | 21:03

Boa noite Aloni, basicamente isso q vc descreveu com incluindo esta clausula "A partir desta data a Sociedade passará a ser uma SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL,considerando a disposição constante do parágrafo único do art. 1.052 do Código Civil e em
obediência ao contido na Instrução Normativa DREI nº 63, de 11 de junho de 2019."

Cíntia

Cíntia

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 3 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2020 | 23:09

Meu caso é de uma EIRELI para LTDA unipessoal. Coloquei alteração de natureza jurídica nos eventos, porém não tem alteração nenhuma de sócio. Mas no DBE me da erro que se uso o código 225 alteração de natureza jurídica obrigatoriamente deve informar um QSA. Alguém saberia me ajudar?

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2020 | 10:52

bom dia nobres colegas estou transformando ltda em ltda unipessoal,so tirar um socio ,gostaria de saber se ainda e necessario incluir a clausula de 180 dias,ou o contrato direto unipessoal,tb no caso na jucesp  seria quais eventos, visto na minha exigencia aparece documento fora de ordem,

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.