x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 84

acessos 168.277

TRANSFORMAÇÃO LTDA EM UNIPESSOAL (Viabilidade)

Deusarina Ferreira da Silva

Deusarina Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2020 | 16:25

Colegas 
Estou tentando fazer uma Transformação de Limitada com 2 sócios para uma Limitada Unipessoal , e quando faço a viabilidade na JUCERJA está dando o seguinte erro:
"Sua viabilidade não pode ser finalizada devido as seguintes pendências na RFB: 02-G7-056-Alteração de Natureza Jurídica para a mesma existente no cadastro"
Alguém poderia me ajudar, como tenho que proceder é a primeira vez que transformo de LTDA com 2 sócios para Limitada Unipessoal.
E Estou para aí neste erro, sem saber o que fazer.
Fico desde já muito Agradecida se algum colega puder me dar uma orientação.

Marcelo Ferreira da Conceição

Marcelo Ferreira da Conceição

Prata DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 3 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2020 | 17:44

Deusarina Ferreira da Silva
Boa tarde, tudo bem?
Nesse seu caso específico, vc vai precisar somente fazer o DBE.
Não precisa fazer a viabilidade.
Depois vc faz o protocolo web com o numero do recibo do DBE.
Protocola na junta comercial a capa, o contrato e o DBE.
Eu fiz uma alteração essa semana e deu tudo certo.
Boa sorte,
Marcelo Ferreira

MF CONCEIÇÃO CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL
LAIS BARBARA

Lais Barbara

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 3 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2020 | 08:55

Bom dia,
Prezados

Os senhores tem um modelo de contrato de transformação de LTDA para LTDA unipessoal, que possa compartilhar comigo?
Quem tiver e puder compartilhar, envie por gentileza para @Oculto

Desde já agradeço!
Laís Eça 

PRISCILLA FERREIRA PALTRINIERE

Priscilla Ferreira Paltriniere

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2020 | 23:11


MARCELO FERREIRA DA CONCEIÇÃO
Estou fazendo o processo de saída de 1 sócio transformando a sociedade em UNIPESSOAL ficando o sócio remanescente na JUCERJA do Rio de Janeiro. Eu realmente preciso alterar o nome empresarial? Sendo sim a resposta, devo pagar os 2 atos? de alteração de nome e alteração contratual?
Se puder me mandar o modelo do contrato que foi aceito também agradeço.
@Oculto

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2020 | 17:41

Boa tarde!

Limitada Unipessoal o contrato é o mesmo de Sociedade Limitada normal, a diferença é so que vai ter apenas um sócio.

Algumas contabilidade coloca apenas uma clausula no contrato falando que a empresa é Sociedade Empresaria Limitada Unipessoal, outras nem isso coloca, deixa apenas com um único sócio.



Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Flaudemi JF de Sousa

Flaudemi Jf de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 11:43

Bom dia a todos!

Minha dúvida é sobre o contrato, Na transformação a data do evento irá influenciar na data de inscrição do CNPJ? por exemplo a empresa esta senda alterada hoje 18/01/2021 e gostaria de manter a data da inscrição com data de 01/03/2000. No contrato na parte de "O prazo de duração da sociedade limitada unipessoal é por tempo indeterminado, com início das atividades em 18 de janeiro de 2021  " ou eu coloco o inicio das atividades em 01 de março de 2000?

ANA CARLA

Ana Carla

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2021 | 08:33

Olá Marcelo Ferreira da Conceição  /  Priscilla Ferreira Paltriniere !
Como vocês operam com a JUCERJA, gostaria de saber se no caso da transformação de Ltda (com 2 sócios) para Unipessoal Ltda, se é realmente necessário alteração da razão social?  

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2021 | 09:48

Bom dia
Flaudemi, pode observar no CNPJ a data que consta é da inscrição que é 01/03/2000, portando esta data é que vai prevalecer mesmo você fazendo a transformação/alteração. Inclusive fiz uma transformação (em dezembro/2020) de MEI para LTDA UNIPESSOAL e informei a data da inscrição do CNPJ.
Quando você faz a constituição da empresa, o inicio das atividades que é 01/03/2000 consta também na junta comercial do seu Estado.

Cezar Silveira
Agildo Junior

Agildo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 08:56

Alguém sabe informar qual opção usada na viabilidade de alteração de limitada para unipessoal ? Seria somente o nome e quadro societário ?

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 10:14

Bom dia Agildo,

Espero te ajudar com sua dúvida:

Alguém sabe informar qual opção usada na viabilidade de alteração de limitada para unipessoal ? Seria somente o nome e quadro societário ? No meu estado (MT) não foi necessário criar uma viabilidade para essa alteração, só fiz a retirada de um dos dois sócios e pronto, porém, coloquei em uma das cláusulas que a alteração é conforme Lei nº 13.874/2019; lei esta que regulamenta um único sócio na LTDA.

ABS

At.te:
Ronaldo

Agildo Junior

Agildo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 10:27

Então, no REGIN (JUCESC), já assim que se inicia, apresenta as seguintes opções:

( )Reativação de empresa (CANCELADA - ART.60 LEI 8934/94)
( ) Alteração entre órgãos de registro/Conversão
( ) Natureza Jurídica - Transformação
( ) Nome
( ) Atividade Econômica
( ) Alteração do Tipo de Unidade
( ) Alteração da Forma de Atuação
 ( )Endereço

Como estou alterando uma limitada para unipessoal, qual seria (ou seriam) as opções ? Ao meu ver seria a opção de "nome", pois não existe outra mais próxima desse procedimento "limitada para unipessoal".

Já enviei emails para JUCESC solicitando auxílio, mas o retorno deles é sempre o mesmo: "siga o passo a passo". Não existe passo a passo para esse procedimento no site JUCESC, já naveguei por todo o passo a passo e não encontro.

Marcelle

Marcelle

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 3 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 14:02

Boa tarde, 

Estou fazendo uma Alteração Contratual de uma sociedade ltda para sociedade ltda unipessoal onde foram ultrapassados os 180 dias e estou com uma dúvida. Como a sociedade Unipessoal tem a mesma natureza jurídica que a sociedade limitada e eu só estou fazendo essa alteração, quais seriam os eventos que eu precisaria colocar para fazer essa alteração na junta e na receita?

Desde já, obrigada!

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 12:13

Prezados(as), poderiam me ajudar com relação ao evento na viabilidade ?
Solicitei a alteração de dados (exceto nome empresarial),
Mas na hora de sinalizar um evento na viabilidade não há nenhuma opção possível, no meu caso será apenas a retirada do sócio, não envolverá nenhuma outra alteração.

Desde já agradeço.

SHEILA

Sheila

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 16:56

Boa tarde
Tenho uma empresa que é LTDA ,tenho que tira um socio,e transformar em Unipessoal,minha duvida.
Tenho que tirar primeiro o socio, dar entrada no processo  e depois transformar em Unipessoal?
Ou da para fazer um so processo?

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 17:13

Boa tarde Sheila,

Faz-se necessário apenas a retirada do sócio para que a empresa LTDA fique na condição de Unipessoal, haja vista que não existe natureza jurídica específica para tal formato empresarial. Sociedade Limitada Unipessoal é apenas um nome dado para diferenciar LTDAs pluri-pessoais de unipessoais, mas no fim ambas possuem mesma natureza jurídica, ambas são LTDA.

Dep. Societário
[email protected]

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.