x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 103

Transformação de MEI para empresario individual

DANIELE CRISTINA A NETO

Daniele Cristina a Neto

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 17:59

Caros colegas , boa tarde
Tenho uma situação aqui de um MEI cuja precisei pedir o desenquadramento  porem agora estou com dificuldade em fazer a viabilidade ( JUCEMG) pois preciso alterar a razão social
Destas opções na junta qual devo colocar para que posso dar sequencia ao processo ?  Tentei colocar como Empresario e da erro pois ao desenquadrar ja me fala que e Empresario. 

*EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (DE NATUREZA EMPRESARIA)
* SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA
*EMPRESARIO 

Podem me auxiliar por favor .
 

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 18:17

vc vai alterar nome empresa e nao a natureza juridico

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria
FÁBIO ANDRADE REIS

Fábio Andrade Reis

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 19 março 2020 | 17:27

Para alterar o MEI tem que dar baixa no CNPJ.   Não utilizará o número de registro do MEI  em nenhuma outra hipótese. O empresário individual sairá com outro número de CNPJ.  A primeira opção é EIRELI onde exige um capital social 100 mil, a segunda opção é sociedade (como o próprio nome diz não é individual).

MATHEUS HENRIQUE MORENO

Matheus Henrique Moreno

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar
há 4 anos Quinta-Feira | 19 março 2020 | 17:39

Boa tarde,  tudo bem? Espero que sim.

O processo que você deverá selecionar é apenas alteração de nome empresarial, uma vez que o MEI e Empresario Individual pertencem ao mesmo código (213-5).

Uma opção bastante utilizada agora seria transformar a empresa em Sociedade, utilizando o novo modelo de Sociedade Ltda Unipessoal, para esse processo você transforme de Empresario Individual para Sociedade Ltda.

Espero ter ajudado! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.