x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 11.781

Microempreendedor Individual (MEI)

Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 15:55

Boa tarde.

Fiz o cadastro do MEI, foi tudo bem rapido. O único problema é que eu não acertei colocar a denominação social. Ficou o nome completo seguido do CPF.

Tem como mudar isso?
Tenho que fazer a pesquisa de nome?
O MEI não terá o ME no final?

Gostaria de:
- abreviar o nome
- colocar a atividade no final

Atenciosamente,

Ana Julia

ana claudia

Ana Claudia

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 12:09

Ana Julia me ajuda a entender uma coisa como é que fica para tirar o tvl e alvará no MEI? Porque na empresa normal tem que pedir o tvl primeiro.

Ricardo Santos

Ricardo Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 17:05

Sim. antes de qualquer passo deverá solicitar a Sucom o TVL que é o Termo de Viabilidade de Localização. este documento que viabiliza sua atividade.

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 22 janeiro 2011 | 12:59

Boa tarde,

Estou com uma dúvida, tenho uma Sociedade Limitada que esta no Simples Nacional, uma Loja de Informática, eu vou vender a loja pois achei um bom negócio, portanto irei transferir a empresa para a pessoa que adquiriu, mas logo após a venda irei abrir uma outra loja de informática mas só que agora eu quero abrir como MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, será que eu posso fazer isso!

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 20:20

Everton,

Depende do caso. Imagine uma Microempreendedora solteira que se constitui MEI e depois de algum tempo contrai núpcias, mudando seu nome civil...ela, forçosamente, tem que comunicar à RFB - por conta do CPF - e como é que vai ficar o registro do MEI?
Entendeu...?
Pelo menos neste caso, as Juntas são obrigadas a efetivar a mudança, mediante solicitação - devidamente revestida das formalidades - da titular.

Recomendações.

JAICE B V NOVAES

Jaice B V Novaes

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Gerente
há 14 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 22:38

Sueldo,
para abrir e fazer a 1ª Declaração de informações a Receita Federal, os escritório que são optantes pelo Simples Nacional não podem cobrar.

Se vc não tiver escritório optante pelo SN, a lei não proíbe que vc cobre pelo seu serviço, até porque vc terá custos com emissão de documentos.

Mas a idéia da legislação é atribuir essa função aos escritórios optantes pelo SN.

Rafael Soares

Rafael Soares

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 11:55

Nossa!!!

Eu não fiz assim não, fiz tudo pelo portal do empreendedor.

Ricardo Piazzini, este processo na Sucom é pago?

Ana Júlia, a solicitação de TVL paga duas taxas. O DAM para abertura de processo e outro complementar de acordo com a atividade exercida.

PARA ABERTURA DE PROCESSO DE TVL, SIGA OS PASSOS ABAIXO:

1. Imprima o DAM para abertura de processo de Atividade

2. Efetue o pagamento do DAM em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco e aguarde o prazo de até 24h para que o pagamento seja confirmado;

3. Preencha o Formulário de Abertura de Processo;

4. Acompanhe o andamento do processo até que o mesmo esteja na situação PARA PAGAMENTO ou LIBERADO;

5. Imprima o DAM Complementar referente à taxa da atividade;

6. Efetue o pagamento do DAM Complementar em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco e aguarde o prazo de 24h para que o pagamento seja confirmado;

7. Imprima o TVL.

Pode ser feito tudo pelo site da SUCOM

Maiores informações: www.sucom.ba.gov.br

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 17:50

Boa tarde a Todos

um cliente me procurou interessado em fazer o EI, para a atividade de fabricação de sabão e detergente.

minha pergunta; este cliente será obrigado a ter um quimico responsavel contrado ou ficará desobrigado ???

Att/ Diego Rodrigues

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade