x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 110

Reabertura de MEI

Fúlvio Dallmann

Fúlvio Dallmann

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 18:32

Boa tarde! 

Sabes dizer se os débitos na época foram pagos? Falo dos débitos referente ao excesso de faturamento e tudo mais, pois nesses casos existem débitos do simples ou omissões de declarações e o empresário pode ter problema em solicitar enquadramento do simples novamente! Lembrando que MEI é uma categoria dentro do simples.

Elisabete Sales de Morais

Elisabete Sales de Morais

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 09:59

Fúlvio, agradeço a atenção.
Ela fez as declarações com os valores corretos (acima do limite), porém não foi cobrado nada a mais na esfera Federal, e por falta conhecimento continuou no MEI normalmente por mais 1 ano e meio, até porque nos próximos anos ela não excedeu o limite do MEI. Porém a Receita Estadual pegou quase dois anos depois. E processo correu a revelia porque ela não recebeu as notificações. A multa foi altíssima, o único acordo foi o parcelamento da dívida que ela ainda está pagando.

Completando, todas guias DAS em dia.

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 10:20

pode sim se abrir um novo MEI sem problema, pelo menos aqui em Alagoas, alguns "empresários espertos" quando acontece isso dá baixa e abre outro as vezes é tão cara de pau que quer abrir no mesmo dia, eu sempre digo que não paga os impostos não é crime, mas fazer isso é no meu ponto de vista, mas como minha função é apenas orientar, cabe a eles decidirem

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria
Fúlvio Dallmann

Fúlvio Dallmann

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 10:35

Pelo abrir outra empresa tudo bem!
Penso por conta do simples, mei está dentro do simples e quando abre alguma empresa que o sócio já teve outra empresa e tem qualquer débito na esfera federal, o pedido de enquadramento no simples é negado! 

Pelo que entendi a empresa está com parcelamentos adimplentes, então acredito que seja deferido um novo pedido de enquadramento do simples!

Sei que no MEI não é feito pedido de simples, na própria abertura já se dá o enquadramento, mas em tese sabemos que o mei é uma empresa enquadrada no simples e sabemos que débitos podem indeferir o pedido de enquadramento.

É importante destacar essa situação toda ao empresário, ainda mais que já teve problemas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.