x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 74

Criação de MEI para aquisição de produtos

GLAUBER BOFF

Glauber Boff

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 16:58

Pessoal,

sou estudante de Ciências Contábeis e estou tentando auxiliar meu pai. Ele é produtor rural, atuando como pessoa física e inscrição estadual.
Durante o ano, ele realiza diversas compras de produtos relacionados a manutenção de tratores, caminhões e veículos em geral, como peças e lubrificantes. Acontece que muitas empresas fornecedoras desses itens oferecem desconto caso a compra esteja sendo feita por uma empresa, com CNPJ. Como ele não tem CNPJ, por atuar como pessoa física, não consegue desconto.

Nesse cenário, gostaria de obter auxílio em relação a como ajudá-lo. Uma ideia que tive foi registrar um MEI no ramo de revenda de peças automotivas para que tivéssemos um CNPJ. Dessa forma, compraria os produtos dos fornecedores com desconto para utilizar na fazenda. Como nesse caso ele seria realmente o consumidor final, não fazendo uma revenda do produto efetivamente, não sei como ficaria isso. Outro opção que pensei foi registrar o MEI em meu nome, sendo que eu revenderia, em tese, para ele como consumidor final.

Complementando, a fazenda fica no estado de Goiás, e muitos fornecedores são do DF, São Paulo e Paraná.

Portanto, qual a seria a melhor maneira de formalizar ideia? Quais as implicações em termos de tributação sobre os produtos?

Se puderem me ajudar, agradeço muito!

Até mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.