x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 179

Abertura de Escritório Contábil

Gisele Aureliano Reatti

Gisele Aureliano Reatti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 16:59

Pessoal,  Boa tarde.

Preciso de uma orientação dos amigos(as).

Estou fazendo a abertura do meu escritório contábil - Empresário Individual -  ME - Simples Nacional,
já fiz todo o processo da Jucesp (viabilidade, registro, licenciamento), e também o processo da Inscrição Municipal.
- Depois que sai a Inscrição Municipal da parte do município precisa fazer mais alguma coisa fora o alvará de funcionamento?
- A respeito do INSS, por enquanto meu escritório está sem movimento então não tem retirada de pró-labore. A Contribuição do INSS é feito pelo Contribuinte Individual ?
- E também precisa fazer algum registro no Sindicato e na Secretaria da Fazenda?

OBS: Sou Contadora, trabalhava nos departamentos Contábeis e Fiscais, e no momento vou começar prestar serviços Home Office.

Agradeço a atenção

Att
Gisele Reatti

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 10:04

Gisele Aureliano Reatti bom dia.

Sobre o alvará de funcionamento, depende da legislação do município em que foi estabelecida a empresa, pois cada município tem sua própria legislação.

Se o escritório não está em funcionamento e não tem receitas, poderá entregar a GFIP sem movimento.

Se você pretende contribuir para o INSS enquanto não fizer retirada de Pró-Labore poderá contribuir como Contribuinte Individual.

A contribuição Sindical patronal é facultativa, se você fizer o registro com certeza anualmente receberá cobrança por parte do sindicato.


Inscrição Estadual somente é obrigatório para quem circula mercadorias, a maioria dos prestadores de serviços são isento da IE.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Gisele Aureliano Reatti

Gisele Aureliano Reatti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 10:19

Bom dia.

Então, conversei com a prefeitura aqui do município e me informaram que o alvará de funcionamento sai no integrador estadual, então está ok.
Por enquanto esta sem movimento, infelizmente abri meu escritório em uma época difícil.
Sobre a Gfip você sabe me informar se consigo entregar com o e-CPF? Porque não fiz o e-CNPJ ainda e pelo que vi no conectividade social eu só consigo entregar se a empresa tiver o e-CNPJ para poder fazer a procuração.
E sobre o INSS como estou sem movimento/ sem pró-labore, posso contribuir com o INSS quando a empresa começar ter movimentos ou é necessário já começar contribuir?

Agradeço a atenção
Gisele Reatti

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 10:26

Colega Gisele
O colega  Vanderlei, deu todas as orientações segundo sua consulta,  perfeitas e corretas,porem existem muitos outros procedimentos, os quais você nao mencionou, o que nos no leva a  pressupor que ja sabe e os implementou, entretanto caso necessite de mais orientações, nos procure, pois eu como vários dos demais colegas do fórum, ja passamos por essas etapas as quais você iniciou agora, e a jornada e longa, boa sorte e conte conosco sempre.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 10:36

Colega, boa sorte pra você!
Não citou mas cabe destacar, já fez o registro da sua PJ no CRC?

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.