x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 179

Abertura de Escritório Contábil

Gisele Aureliano Reatti

Gisele Aureliano Reatti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 16:59

Pessoal,  Boa tarde.

Preciso de uma orientação dos amigos(as).

Estou fazendo a abertura do meu escritório contábil - Empresário Individual -  ME - Simples Nacional,
já fiz todo o processo da Jucesp (viabilidade, registro, licenciamento), e também o processo da Inscrição Municipal.
- Depois que sai a Inscrição Municipal da parte do município precisa fazer mais alguma coisa fora o alvará de funcionamento?
- A respeito do INSS, por enquanto meu escritório está sem movimento então não tem retirada de pró-labore. A Contribuição do INSS é feito pelo Contribuinte Individual ?
- E também precisa fazer algum registro no Sindicato e na Secretaria da Fazenda?

OBS: Sou Contadora, trabalhava nos departamentos Contábeis e Fiscais, e no momento vou começar prestar serviços Home Office.

Agradeço a atenção

Att
Gisele Reatti

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 10:04

Gisele Aureliano Reatti bom dia.

Sobre o alvará de funcionamento, depende da legislação do município em que foi estabelecida a empresa, pois cada município tem sua própria legislação.

Se o escritório não está em funcionamento e não tem receitas, poderá entregar a GFIP sem movimento.

Se você pretende contribuir para o INSS enquanto não fizer retirada de Pró-Labore poderá contribuir como Contribuinte Individual.

A contribuição Sindical patronal é facultativa, se você fizer o registro com certeza anualmente receberá cobrança por parte do sindicato.


Inscrição Estadual somente é obrigatório para quem circula mercadorias, a maioria dos prestadores de serviços são isento da IE.

Vanderlei Montrezol