x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 17

acessos 37.327

Entrada de DBE na receita federal

Giuseppe Wagner Santos Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Despachante
há 6 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 14:44

Boa tarde, prezados

preciso da ajuda de alguém que saiba como eu dou entrada em um ato de cartório e um DBE na receita federal para fins de alteração de responsável da empresa.
Com essa pandemia a Receita da minha cidade não está atendendo. Encontra-se fechada.

Qual seria minha opção para enviar esse DBE?

Existe ou foi disponibilizado algum canal de atendimento como por exemplo e-mail para esse tipo de demanda?

obrigado.

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 15:47

Oi, Giuseppe!

Entrada no DBE - Documento Básico de Entrada do CNPJ, primeiro formaliiza um processo no RCPJ ou Junta Comercial e dar entrada junto com o Contrato Social, porque foi um convênio firmado entre a Receita Federal e os órgãos competente em registrar o contrato social, e sendo deferido o contrato social o CNPJ já vem junto. Mas para fazer a DBE você deve acesse:  http://www.redesim.gov.br/ e na página  REDESIM dê entrada o seu DBE, só um detalhe ao acessar a redesim pode ser que te remaneje para outro sitio, por exemplohttps://acesso.gov.br/, Conta do gov.br - v1.0.10, mas isso é normal porque é uma convênio também.

Iniciante DIVISÃO 2 , Despachante
há 6 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 16:09

Olá, José Alves

O ato é de registro em cartório e não na Junta Comercial.

1 - O ato já foi registrado no cartório com a mudança do administrador/responsável. 
2 - O DBE informando a mudança do administrador/responsável também já está feito, para análise e deferimento pela RFB.

O que eu quero saber é onde eu daria entrada nessa documentação já que a Receita Federal daqui não está funcionando. 
Quero saber se existe algum canal online que foi disponibilizado para os cidadãos resolver essas questões/demandas.

Obrigado

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 16:40

Oi, Giuseppe!

Quando fez o DBE - Documento Básico de Entrada do CNPJ, geralmente para o endereço da Receita Federal do Brasil que deve ser encaminhado por via postal. Anote o esse endereço da Receita Federal do seu Estado e envie pelos Correios e anexando o Contrato social ou a última alteração do contrato autenticado por "cada página, por exemplo, se forem dez (10) páginas deve autentica as dez (10) páginas" e os documentos de Identidade e CPF dos reposnsável também autenticado em cartório. Giuseppe o canal é redessim e gov.br isso foi um convênio entre as partes.

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 4 , Não Informado
há 6 anos Quinta-Feira | 7 maio 2020 | 09:44

Bom dia Giuseppe, 

Você pode enviar o DBE via E-CAC, caso tenha acesso ao mesmo e é bem mais rápido que entregando pessoalmente ou via postal. 

Dentro do E-CAC clique em E-processo (dossiê digital) depois clique em Abrir Dossiê de Atendimento, selecione a opção Cadastro, depois selecione CNPJ-Alteração, depois clique em Abrir Dossiê de Atendimento. Vai gerar um numero de processo e para o mesmo dar sequencia é preciso fazer a juntada de documentos (Contrato Social e DBE digitalizados). Essa juntada de documentos vai para análise, se for aceita é só acompanhar pelo E-CAC.

Boa sorte.

JANINE KEILA

Janine Keila

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 16:34

boa tarde,
tenho um caso de que a empresa ja esta baixada na JUCEPE e na receita ainda esta ativa, então fiz o DBE e tb estou com o contrato de extinção da JUCEPE, nessa pandemia como faço para enviar? e o que deve ser anexado
obs: a empresa não te  certificado, baixada desde 02/2011.

grata,

janine 

Edinaldo A Machado

Edinaldo a Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 14:33

Olá pessoal!

Gostaria de saber quais documentos tenho que anexar junto com o DBE de baixa de uma empresa (empresário individual) , no envelope para envio via correios, que já foi dado baixa na Junta Comercial.
Agradecido.

Edinaldo Alves Machado
AM Contabilidade
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies