Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 644

ABERTURA DE UM CNPJ

WANESSA ALMEIDA ALVES

Wanessa Almeida Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 4 junho 2020 | 18:35

Boa tarde pessoal, 

Alguém sabe me dizer se para abrir um CNPJ preciso ter o registro no CRC? ou só tendo o Certificado digital consigo abrir uma empresa? O CRC seria necessário apenas na abertura na inscrição estadual?
Alguém sabe mais ou menos o valor da abertura ?

Pois já fui aprovada no exame, porém não solicitei ainda o registro devido a toda essa situação da Pandemia. 

DOUGLAS DOMINGOS GRZESZEZESZYN

Douglas Domingos Grzeszezeszyn

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 junho 2020 | 21:10

Boa noite Wanessa!

Pelo que entendi você pretende abrir uma empresa para prestar serviços de contabilidade.
Também entendi que você tem o seu certificado digital e-cpf.

Para você ter seu CNPJ não é necessário o CRC.
Você deve acessar o site http://www.redesim.gov.br/ e seguir o passo a passo.

A atividade de contabilidade é dispensada de inscrição estadual, e para a inscrição municipal não é obrigatória a apresentação do registro do escritório.
Porém, aqui na minha cidade, para o cadastro do escritório para entrega de declarações municipais (dos clientes), aí sim é necessário apresentar o registro do escritório e para ter o registro do escritório é preciso ter um contador responsável registrado.
Alerto que, por mais que vc consiga abrir o cnpj, inscrição municipal, e possa emitir notas fiscais de serviços, sem o seu registro profissional estará cometendo crime de exercício ilegal da profissão.

Como já está pensando em abrir um CNPJ, creio que já decidiu embarcar na profissão, logo faz sentido registrar-se no seu conselho.

Quanto às taxas, abri meu escritório recentemente e gastei com certificado dos bombeiros, alvará no município, taxa junta comercial, e registro do escritório no CRC menos de R$ 400,00, mas esse valor pode variar.

Espero ter ajudado.

WANESSA ALMEIDA ALVES

Wanessa Almeida Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 4 junho 2020 | 21:23

Boa noite Douglas, Tudo bem!

Isso mesmo, é que estou aguardado correio da minha cidade voltar as atividades para mandar a documentação para o conselho. Queria já tentar agilizar a abertura do CNPJ por  enquanto.

A minha dúvida é justamente na Redisin MT, pois existe  a aba de informar o contador da empresa, e queria saber se este campo deixando de informar, dará algum erro e posteriormente o processo possa ser indeferido.

DOUGLAS DOMINGOS GRZESZEZESZYN

Douglas Domingos Grzeszezeszyn

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 junho 2020 | 21:30

Pode dar continuidade sem informar contador. Não haverá problema.
Sobre a definição da natureza jurídica, sugiro que escolha empresário individual, pois assim não precisará pagar a anuidade do escritório, somente a anuidade do seu registro particular (cpf).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.