Gisele Aureliano Reatti
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal, Boa tarde.
Uma pessoa me procurou para fazer o encerramento da empresa dela. Porém, ela abriu essa empresa em 01/2006 e na época procurou o contador apenas para fazer a abertura, depois disso não foi feito mais nada e também não foi encerrado a empresa.
É um comércio CNAE: 4712-00 e 56112-03, já consultei o CNPJ consta como ativo e no Sintegra está como "Cassada por inatividade presumida".
Como esse é um caso novo para mim devido ao tempo que a empresa está sem movimento surgiu algumas dúvidas. Sei que vai ter algumas pendências e multas, mas preciso saber qual é o procedimento correto para fazer o encerramento desse CNPJ.
1ª - preciso fazer uma procuração da RFB para poder ter acesso ao e-cac pelo meu E-CNPJ, porém a empresa é de outra cidade e quando vou fazer o agendamento para ir na RFB fala que não será possível solicitar alguns procedimentos devido ser de outra jurisdição. Consigo fazer o encerramento dessa empresa aqui ou será necessário procurar a RFB da cidade de onde é a empresa?
2º É possível encerrar esse CNPJ sem regularizar essas pendências? Se for possível qual o procedimento a ser feito.
Já expliquei para o cliente que com o encerramento do CNPJ as pendências irão para o CPF e que é possível fazer o parcelamento.
Por gentileza, agradeço muito se puderem ajudar.
Att
Gisele Reatti