x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 1.651

regras para definição de local de trabalho

Tânia Malatesta Piauilino

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 12:51

Olá colegas do Fórum.
Eu acabei de me formar e quero trabalhar como contadora. Não possuo ponto comercial. A princípio pensei em começar em minha residência, mas já fui informada que dependendo da cidade isso não é permitido. Como devo proceder?

Obrigada.

Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 13:42

Boa tarde!

A primeira coisa que você deve fazer é a consulta prévia na prefeitura do seu município. Explica a eles do que se trata.
Aqui onde moro a prefeitura libera para algumas atividades de serviço e representação.
No seu caso, será prestação de serviço, portanto, caberá a prefeitura aceitar ou não.
Você também pode trabalhar como Profissional Autônomo e recolher os impostos da nota fiscal avulsa e INSS, IR etc... Os impostos que cabem as regras do Profissional Autônomo.
Caso a prefeitura aceite as suas condições, você deverá registrar a empresa normalmente, como LTDA ou Empresário Individual.

Cabe lembrar que, se a prefeitura aceitar, você deverá recolher IPTU da sua residência e da empresa, ou seja, dois IPTU´s em uma residência só.

Espero ter esclarecido! Caso tenha mais alguma duvida a respeito, estarei a disposição.

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
Linard Contabilidade
@Oculto
Oculto / Oculto

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]
Orteca Assessoria Empresarial

há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 16:36

Olá Igor!

Bem, pelo o que entendi tanto para trabalhar como autônoma ou empresária individual o primeiro passo é consultar a prefeitura da minha cidade e saber se ela permite ou não que eu trabalhe em casa.
Também estou estudando a possibilidade de trabalhar como MEI. Eu já verifiquei no Portal do Empreendedor que posso me enquadrar. Mesmo tendo que pagar o IPTU duas vezes talvez ainda seja mais vantajoso trabalhar como MEI.

Muito obrigada pelas informações.

Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 17:38

Se você for trabalhar como autônoma, você não precisa fazer a consulta prévia e nem consultar a prefeitura. Mas você pagara os imostos mais caros, alem de não ter muito credito no mercado.

Seria bem mais vantajoso você abrir, pelo menos, uma empresa individual.

Quanto ao MEI, se você for trabalhar como contadora, não se enquadrara. O maxímo que você consegue é o Simples Nacional, que tambem é uma boa...

Caso não seja a atividade de contabilidade, e sim uma outra que se enquadra no MEI, é uma excelente oportunidade, já que esse regime de tributação tem alguns beneficios alem de impostos baratos.

Quanto ao IPTU, não sei se precisa pagar dois de fato, depende muito da prefeitura. E no MEI, deve ter alguma coisa que isenta.

....

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]
Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 10:26

Bom dia Tânia!

Bom Tânia, você como MEI será de qualquer forma Empresário Individual, o nome já diz, Micro Empreendedor Individual.
Mas como MEI você não poderá exceder o limite maximo de rendimento anual estabelecido pela regra que é de R$ 36.000,00 (não sei se é isso mesmo). Já como Empresário Individual, você poderá se enquadrar como ME (Micro Empresa) e no regime de tributação do Simples Nacional, terá mais valor no mercado e pagara poucos impostos, ou seja, um exemplo, se você tiver rendimento abaixo de R$ 120.000,00 por ano, você pagara o seu ISS, IRPJ, PIS/PASEP, INSS e CSLL em apenas um pagamento (boleto) com alíquota de 4,0 % da nota que fornecer (mensalmente). Já no MEI, você pagara um imposto fixo mensal de, mais ou menos, R$ 60,00.
Eu não acho tão vantajoso assim se enquadrar no MEI, até porque, no Simples Nacional se você emitir apenas uma nota no mês no valor de R$ 510,00 (normalmente e o valor do honorário mínimo cobrado pelo contabilista), você pagará apenas o que se diz respeito à nota, ou seja, R$ 20,40.

...

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 11:03

Oi Igor.

Ainda estou analisando a melhor forma de eu começar a trabalhar.
Começo a entender que o empresário individual pode constituir MEI, assim como ME e EPP dependendo do faturamento dele.
Pode haver, por exemplo, uma ME constituida por apenas um empresário, correto? E dependendo do faturamento da empresa ele pode enquandrar a empresa no SIMPLES ou tributar por outro regime que seja mais vantajoso e legalmente possível.
Meu raciocínio está correto?

Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 11:15

Pois é Tânia, é bom mesmo a senhora analisar a melhor forma, ainda mais que contador hoje em dia já não é bem visto (rsrsrs), sei bem como é isso.
Empresário Individual pode ser, ME ou EPP, dependendo assim do faturamento, mas, como MEI não pode ser EPP, até porque EPP excede o Faturamento necessário para MEI.
Pode haver sim uma Empresa com apenas um sócio (Empresário Individual) enquadrada como Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte. E pode sim se enquadrar no regime de tributação do Simples Nacional ou tributar nos regimes de Lucro Real ou Presumido. Mas a atividade de contador está enquadrada no Simples Nacional, por isso é mais vantajoso, no meu ponto de vista, você começar como Empresária Individual ou uma Sociedade LTDA.

...

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 11:57

Existem os bons e os maus profissionais em todoas as àreas. Entretanto os bons profissionais devem continuar trabalhando e zelando pela ética para que a nossa classe conquiste o respeito que lhe é merecido.

Obrigada pelos esclarecimentos, Igor. Você me ajudou bastante.

Até logo.

Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 13:13

É verdade. Mas não digo por esse lado, mas sim pelo fato de que, quando falta algo na empresa (cliente), sempre é culpa do contador. Mas bons profissionais, com toda certeza prevalecem no mercado firme e forte. Se Deus quiser, vou ser uns deles quando me formar.

Não tem de que agradecer, se precisar estou aqui para esclarecer quaisquer duvida que me caiba a resposta.

E mais uma coisa, se aparecer uma boa proposta ai por São Paulo, para o setor Fiscal e Registro/Alteração. Se puder me avisar, ficarei grato! Meu e mail está logo abaixo.

Até mais, e boa sorte para você!

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
Linard Contabilidade
@Oculto

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 16:09

Eu não tive oportunidade de trabalhar em escritório de contabilidade, Igor. Durante a faculdade tentei conseguir algo na área, inclusive estágio, mas acabou não dando certo. A experiência está me fazendo muita falta, mas sei que nem todo mundo começa do mesmo jeito. Cada profissional tem que trilhar um caminho. Você, por exemplo, já está na área isso conta bastante para o seu sucesso.
Pode ficar tranquilo que se eu souber de uma boa oportunidade na sua área de atuação avisarei.

Boa sorte para você também.

Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

há 15 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 17:08

Mas rapidinho você aprende isso tudo, nem é tão dificil. Bom, eu pelo menos gosto dessa parte.
Mas obrigado, agradecerei bastante, aqui no ES está um caus, investir aqui é uma furada. Por isso estou pensando em sair do estado.

Até a proxima! Se precisar estou aqui.

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade