x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 4.891

LIVRO DE INVENTÁRIO - SIMPLES

EDER DEL QUIQUI

Eder Del Quiqui

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 junho 2020 | 10:39

Boa tarde colegas.

Estou fazendo a contabilidade de minha primeira empresa comercio optante pelo SIMPLES aqui no estado do MT.

1 - Mesmo eu enviando o DEFIS em fev/2020 devo enviar o LIVRO DE INVENTÁRIO?
2 - Como enviar, qual programa se utiliza?

Desde já agradeço.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 junho 2020 | 11:36

Bom dia Eder, bom o DEFEIS é a declaração de informações sócio econômicas e fiscais, é utilizado para informar a Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais das empresas optantes pelo Simples Nacional. Já no caso do Livro inventário a lei fiscal determina que além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, as pessoas jurídicas devem possuir um livro de inventário das matérias primas, das mercadorias, dos produtos em fabricação, dos bens em almoxarifados e dos produtos acabados existentes na época do balanço. Ele deve ser feito ao final de cada período, trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano calendário com base na estimativa. No caso de qual programa utilizar eu tenho feito de forma manual Eder.

EDER DEL QUIQUI

Eder Del Quiqui

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 junho 2020 | 11:42

Obrigado Fernando
Mas o livro eu tenho feito no programa eu pergunto se há a necessidade de envia-lo a algum órgão eu simplesmente arquivar.

Esta é a minha dúvida, tem que enviar? qual programa utiliza??

EDER DEL QUIQUI

Eder Del Quiqui

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2020 | 09:37

Bom dia Edson.
Aqui no MT funciona assim:
O primeiro livro vc deve fazer a abertura digital no site do SEFAZ, imprimir, e encadernar em uma gráfica nos padrões exigidos pela SEFAZ de seu estado, e protocolar na SEFAZ para fazer o encerramento.
Após o 2º livro, vc faz a abertura e o encerramento pelo próprio site da SEFAZ. Então vc deve encarderna-lo e guardá-lo. 
Para enviar o livro de inventário aqui nos utilizamos o programa SINTEGRA 5.4.0 e o TED para enviar para o SEFAZ, no mês de referência 12/xxx0 e 01/xxx1 vc deve enviar flegando o item 74 do seu programa gerador do arquivo SINTEGRA, este item 74 é referente ao inventário.  Os saldos dever ser de 31/12/2xx0 e repeti-lo na no competencia 01/2xx1. 
Os livros podem ser encadernados todos juntos, Livro de inventário, livro de ICMS, Livro de entrada e livro de saída.
Entre neste site http://www.sintegra.gov.br/ vá em serviços e depois legislação, nesta página você encontrará o conteúdo completo do Convênio ICMS 57/95.

A SEFAZ é o órgão competente para receber e dirimir quaisquer dúvidas referente a isso. Ligue, mande e-mail, vá pessoalmente. Este livro Modelo 6 (RUDFTO) é o primeiro livro a ser levado pra homologar na SEFAZ. É adquirido em livraria.

Pesquise sobre isso vc vai encontrar muitas coisas interessantes.

Espero ter ajudado um pouco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.