x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 45

Sócio Falecido

Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 18:11

Pessoal, boa tarde!
Estou com a seguinte dúvida, tenho um cliente que faleceu ele era sócio administrador de uma empresa e a esposa era apenas sócia. Com o falecimento, a esposa queria se tornar administradora. Eu gostaria de saber o que devo fazer? O filho não quer fazer o inventário?   Tem alguma outra solução? 

Att,
Aline Marques
Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 19:22

Boa noite Aline, o artigo 1.028 do código civil , diz que no caso de morte sócio, liquidar-se-á sua quota, salvo se o contrato depuser diferentemente. e os sócio remanescentes optarem pela dissolução da sociedade, se por acordo com os herdeiros, regular-se-á substituição do sócio falecido. Bom quanto ao caso do filho não querer fazer inventário, vou te dar uma ideia, em caso de haver acordo entre todos e não haver interesse de menores não é necessário fazer inventário judicial, basta faze-lo em cartório. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.