x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 287

Abertura de MEI para vender em outro estado

Paulo Alexandre Rodrigues Viana

Paulo Alexandre Rodrigues Viana

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 10:44

Prezados, bom dia...


Hoje de manhã recebi um e-mail do meu chefe informando que a sobrinha dele quer abrir um MEI para vender produtos em uma loja virtual, no qual as entregas seriam enviadas de SP através de um amigo com quem faria uma parceria sendo que ela mora no RJ. E a duvida dela e essa:

Se tem que abrir o MEI aqui no RJ ou pode abrir no endereço dele em SP?
Como funciona a questão das notas fiscais, se pode sair de lá, pois por enquanto as encomendas vão pra casa dele e ele que vai enviar os produtos.
Como seria para ele emitir as notas fiscais pelo meu MEI?

Desde já agradeço pela atenção.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 29 julho 2020 | 11:02

Paulo,

Respondendo

Se tem que abrir o MEI aqui no RJ ou pode abrir no endereço dele em SP?
Pode ser no local que preferir. Lembrando que no RJ é vedado ao MEI a obtenção de Inscrição Estadual, devendo as notas fiscais serem emitidas de forma avulsa, através da plataforma NFA-e RJ. Para saber como funciona em SP, sugiro consultar na SEFAZ-SP.

Como funciona a questão das notas fiscais, se pode sair de lá, pois por enquanto as encomendas vão pra casa dele e ele que vai enviar os produtos.
Pelo que entendi toda a circulação de mercadorias ocorrerá somente no endereço em SP, correto? Nesse caso o melhor é centralizar as NF por lá, para fins de controle

Como seria para ele emitir as notas fiscais pelo meu MEI? Isso dependerá de como for desenhada a operação.

At.,


Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.