x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 3.813

TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESA LTDA PARA UNEPESSOAL

JAILTON DA SILVA BARBOSA

Jailton da Silva Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 15:35

Boa tarde !

Estou transformando uma empresa de ltda para unepessoal, mais no pedido de viabilidade estão sempre indeferindo pois estou optando  pelo itens :
NATUREZA JURIDICA / TRANSFORMAÇÃO

O que esta sendo feito de errado por favor mim ajudem, 

João Senna

João Senna

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 15:35

Boa tarde, Sr. Jailton.

Natureza jurídica continua a mesma. 206-2.

Viabilidade teria que ser para alteração de nome, consequentemente QSA.

Não alterando o nome da empresarial, faz o DBE para saída de sócio. E na minuta, acrescenta a cláusula de transformação para unipessoal.

Espero ter ajudado.

Abraços.

João Carlos Diogo
Trilha Assessoria Contábil
https://www.trilhacontabilidade.com.br
[email protected]


Daniel Medeiros

Daniel Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 19:21

Boa noite caro colega,

Como adequou  o contrato social de uma sociedade empresária Limitada para Limitada Unipessoal, na qual retirou-se um sócio e já expirou o prazo de 180 dias ao Art. 1.033 da Lei 10.406/2002??  QSA na receita o sócio remanescente já conta como 49-Sócio Administrador e a natureza Jurídica continuará a mesma.

CRIS DOS SANTOS

Cris dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 13:45

Boa tarde colegas, estou pesquisando como fazer a alteração de uma empresa ltda com sócios para uma empresa Ltda Unipessoal e pelo que entendi a taxa é a mesma que uma alteração contratual normal da empresa Ltda, ou seja não é para para fazer transformação , é uma alteração contratual normal só incluindo a cláusula que o Sr. João Senna informou acima,  provavelmente uma cláusula da saída de um dos sócios e como será alterado o nome uma outra cláusula de mudança de nome . Está correto ? Alguém tem um modelo desse tipo de alteração que possa disponibilizar?  
Desde já agradeço a ajuda ! 

ZANI

Zani

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:21

Bom dia. Um cliente solicitou a alteração de LIMITADA para EIRELI, mas primeiramente pelo que entendi temos que transformar em UNIPESSOAL pelo prazo de 180 dias. Agora ele me questionou em deixar como LIMITADA UNIPESSOAL indefinidamente. Existe modelo proprio OU se nao tiver a alteração no prazo de ate 180 dias com entrada de um novo socio  automaticamente se transforma em UNIPESSOAL?  Em caso contrario alguem tem um modelo de contrato para essa transformação?  E ainda, existem impedimentos de tipos de empresa, ou seja neste caso é um COMERCIO VAREJISTA DE CARNES FRESCAS, .. Desculpem as duvidas e obrigada pela atenção.

em tempo...sera que procede essa informação? - IMPORTANTE: Não se aplica as sociedades Ltdas já constituídas, ou que estiverem em condição de Unipessoalidade, que continuam tendo como regra o disposto no inciso IV do Art. 1033 do Código Civil, ou seja, essa nova modalidade se aplica apenas para CONSTITUIÇÃO DE NOVAS EMPRESA.

Roberta Carissimi Schmidt

Roberta Carissimi Schmidt

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 11:42

Bom dia, 
Não é necessário transformação, pois a natureza jurídica não se altera, continua sendo uma sociedade empresária limitada, a única mudança é que o QSA é composto por apenas um sócio. 
Basta fazer alteração da sociedade com a saída do(s) sócio(s) permanecendo apenas um sócio remanescente. 

ZANI

Zani

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 12:14

sera que procede essa informação? - IMPORTANTE: Não se aplica as sociedades Ltdas já constituídas, ou que estiverem em condição de Unipessoalidade, que continuam tendo como regra o disposto no inciso IV do Art. 1033 do Código Civil, ou seja, essa nova modalidade se aplica apenas para CONSTITUIÇÃO DE NOVAS EMPRESA.

Daniel Medeiros

Daniel Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 14:15

Boa tarde,

Eu fiz uma consulta à Junta comercial do meu estado (Ba), e a resposta foi que mesmo  tendo como regra o disposto no inciso IV do Art. 1033 do CC na ultima alteração, devido a nova legislação que a empresa já é reconhecida como Unipessoal. Eu achei por bem arquivar uma consolidação. Em tempo agradeço ao colega João Senna por responder meu questionamento. 

JOSE CARLOS ALVARENGA

Jose Carlos Alvarenga

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 22:00

Boa noite, estou fazendo uma alteração de Ltda para Unipessoal, quem puder me ajudar me manda um modelo de alteração de preferência feito na JUCERJA.
e-mail: @Oculto

Obrigado
José Carlos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.