x
2020-07-10T15:39:24-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 80

CLI - alteração natureza jurídica e nome empresarial

há 3 semanas Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 15:39

Uma empresa que quer alterar a natureza jurídica  (passando de Empresário Individual para Sociedade Empresária Ltda) e consequentemente alterar também o o nome empresarial precisará emitir um novo CLI (Certificado de Licenciamento Integrado) no final do processo de alteração? Se sim, será necessário mesmo que a validade do CLI atual só expire daqui a 2 anos? Não haverá mudança nas atividades (que são todas de baixo risco) e nem de endereço. A empresa fica situada em Campinas-SP. 

há 2 semanas Terça-Feira | 14 julho 2020 | 17:44

Se ele está dentro do prazo ainda, acredito que não há problemas.

Mas o ideal é atualizar o CLI assim que a alteração for concluída, para manter toda a documentação da empresa igual.

Jessica da Cruz Alves

"Viva para ser FELIZ, e não viva em VÃO"
há 2 semanas Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 12:46

Obrigada pela resposta, Jéssica. Você sabe se eu tenho algum prazo dentro do integrador estadual para emitir a CLI da empresa com a nova natureza jurídica? Eu só não fiz ainda porque eu notei que o módulo de Licenciamento abre para que eu faça uma solicitação, porém ele puxa o NIRE do empresário individual, e não o NIRE da sociedade limitada que seria o correto. 

há 1 semana Terça-Feira | 21 julho 2020 | 10:55

Mais de uma semana e o sistema ainda não identificou o novo NIRE. Já enviei um "Fale conosco" para a Jucesp desde o dia 16/07 e até agora nenhuma resposta. Estou tentando ligar no escritório regional em Campinas mas simplesmente ninguém responde o telefone. Não sei se terei problemas em prosseguir com o licenciamento com o NIRE errado, ou se terei problemas em esperar, porque não sei se o sistema fecha depois de um tempo. É muito frustrante e difícil ter que lidar com os órgãos públicos aqui neste país. Já foi uma saga fazer as etapas anteriores, e agora mais essa.

há 1 semana Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 19:50

Jéssica, no fim fiz isso mesmo, pedi nova viabilidade para o evento 999. Aparentemente agora sim o protocolo puxa o NIRE novo. Mas ainda tenho que esperar a Prefeitura dar o parecer. Por enquanto está "em andamento". Como a parte de registro foi concluída há 10 dias, você sabe se eu consigo a certidão de inteiro teor gratuita e como? Eu vi no site da Jucesp que tem essa opção, porém diz que é um serviço pago. E eu li em alguns fóruns (não sei se entendi certo) que logo depois de uma alteração ou constituição tem como obter a certidão de forma gratuita. Você sabe me dizer qual é o caminho?

há 2 dias Sexta-Feira | 31 julho 2020 | 11:07

Normalmente eu puxo do site da JUCESP: https://www.jucesponline.sp.gov.br/Default.aspx

Digita o nome ou o NOVO NIRE da empresa, clica em pesquisar, depois clica na empresa, e selecione a opção Certidão de Inteiro Teor.

Dentro dos primeiros 30 dias no sistema realmente permite a emissão gratuita, após isso é cobrado um valor de R$ 27,61.

Jessica da Cruz Alves

"Viva para ser FELIZ, e não viva em VÃO"
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.