x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 129

ENCERRAMENTO DE EMPRESA INAPTA

SUELI CONCEICAO NASCIMENTO FERNANDES

Sueli Conceicao Nascimento Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 12:24

Prezados colegas, 

Estou começando no ramo e tentando aprender na raça, não consegui estagio na época da faculdade.
Preciso encerrar ou deixar a empresa em ordem o que for mais barato para o cliente no momento.
A empresa foi aberta e nunca houve nenhuma transação, entregou declaração de inatividade até 2016.
Os demais anos 2017, 18, 19 e 20 não fez nada.
Não possui certificado digital então pensei em fazer a procuração para o meu certificado
Consultei no Google por atos declaratórios e consta omissão de DCTF DE JAN DE 2016 A MAIO DE 2018.
MINHA DUVIDA É PARA DEIXAR A EMPRESA EM ORDEM E CONTINUAR INATIVA, PRECISO SOMENTE ENTREGAR ESSAS DCTF'S OU HÁ MAIS OBRIGAÇÕES?
Li alguns post's anteriores falando sobre cancelar a empresa sem entregar as declarações, faço isso somente no site da RFB?
Isso dará algum problema quando for fechar na JUCESP?
Por favor se alguém poder me ajudar, ficarei imensamente grata.
Estou me esforçando, comecei a faculdade mais velha do que pretendia e  aprendi o necessário para conseguir o CRC, mas a contabilidade na prática é outro mundo!

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 13:19

Primeira coisa a saber é que posso baixar uma empresa com débitos e estes serão transferidos diretamente ao sócio da pj, conforme LC 123/2006.

A forma de transferência ainda não foi formalizada pela RFB.

Todavia, regularizar a pj implica em saber efetivamente todas as pendencias que a mesma tem.

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Sendo o caso de inatividade, basta apresentar as dctf em janeiro de cada ano-calendário e arcar com as multas, não sendo este o caso ela esta apenas sem movimento, e neste caso será devidas todas as obrigações que esta pj esta sujeita.
Infelizmente não tem muita coisa a ser feita neste caso.

Fique tranquila quanto a isto, nossa área é extremamente complexa e não é vergonha admitir isto!

Qualquer coisa à disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade