x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 981

Duvida sobre a ME

Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 17 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2007 | 07:36

Prezados

Estou planejando entrar numa sociedade com um artesao que tem uma - Micro empresa - na area de comercio varejista e possui CNPJ e é Empresario individual - pelo meno é isso que consta no site da Receita no Cartao de CNPJ. Como todo artista ele delega tudo para um contador há tres anos e nao tem a minima ideia do que paga e das suas obrigacoes. Estou planejando uma visita com ele a este contador e gostaria que vcs me orientasse no sentido de saber o que pedir por - exemplo - Um contador deveria fazer um contrato com o seu Cliente ? - Quais sao os tributos de uma ME -? Nao tendo funcionario o contador deveria entregar a Rais negativa? Uma ME tem que ter algum livro de registro - e os outros livros? Como ele nao tem nada , mal sabe o que pedir a esse contador. Preciso saber se nao existem procedimentos que deixaram de ser feitos por parte deste profissional. Penso que devo pedir as Rais- IR de pessoa juridica, os darfs(quais sao?) pagos .. e o que mais ?
Aguardo sua orientacao pois estou insegura em relacao a essa nova empreitada . Obrigada -Ah mais uma coisa estando no comercio varejista - e sendo uma ME tem que se pagar sindicato patronal ? O que nao precisa fazer numa ME?
O Contador passa para le um valor que ele paga todo mês , mas há tres anos nao têm recibo de nada e nenhum documento com ele.
Muito Obrigada

Isadora

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2007 | 09:22

Isa, lendo sobre sua situação, cheguei à seguinte conclusão:

Você pretende ter uma sociedade. Ele é um Empresário Individual. Uma vês que não há alteração de Empresário para Sociedade, deverá obrigatóriamente ocorrer a baixa do CNPJ da empresa anterior.

Para baixar a empresa de seu novo sócio, o contador deverá prestar contas para todos os órgãos, obtendo certidões negativas de débitos, e assim deixado claro que não há nada fora da conformidade.

Por último, indico-lhe que TROQUE de contador para constituir sua nova Empresa

Digo isso porque um contador que não mantém um contrato com seu cliente, não emite-lhe recibos, não esclarece sobre as declarações, livros, emissão de notas entre outras orientações, não deve ser um bom profissional.

Se for só apurar os impostos e emitir guias, há programas na internet que fazem o serviço.

Seu novo contador tem que te dar todo suporte para que você se preocupe apenas com sua área de atuação. A contabilidade deve ajudar, e não dar mais dor de cabeça.

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.