x
2020-07-26T16:26:16-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 55

Transformação de Mei para empresa limitada

há 1 semana Domingo | 26 julho 2020 | 16:26

Boa tarde, estou fazendo uma transformação de microempreendedor  Individual para empresa limitada, eu já havia feito   com 02 protocolos fazia o desenquadramento  e dava tudo certo, agora fui me informar no fale conosco da Junta Comercial do Rio de Jenairo  me orientaram a fazer transformação apenas com um protocolo e apenas em um  instrumento , segundo a pessoa que me orientou houve essa mudança.  já fiz o pedido de viabilidade que ja esta com tramite para Jucerja e o DBE também está pronto , no site da Junta quando faço o que me orientaram   quando informo o nire  aparece uma mensagem que  a empresa não existe.  gostaria de sabr se voces têm conhecimento dessa  mudança transformação de Mei para ltda ser apenas em  um único instrumento?
Obrigada

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 09:45

Bom dia Joana,

Realmente atualmente eles estão unificando alguns processos. 

Acredito que você esteja utilizando o NIRE do MEI óbvio, porém segue o raciocino, você está realizando uma Constituição de LTDA por Transformação, pois está realmente Constituindo uma Sociedade porém através da Transformação de MEI em LTDA, sendo assim, você terá, o processo 1 da Constituição onde informará todos os dados da nova empresa como estivesse constituindo normalmente, processo 2 será da Transformada (da antiga MEI) informando os dados antigos e por fim o processo 3 de Enquadramento da Constituição, informando os dados da nova empresa para que seja enquadrada em um regime tributário. 

Ao acessar ao VRE, você clicará em Constituição e então ele não vai te pedir o NIRE pois você irá constituir, então aparecerá algumas opções dentre elas "Constituição por Transformação" então você irá clicar nessa opção e realizar o processo como informei acima, ai ele irá pedir o NIRE da Transformada que é o da antiga empresa. Por fim, sairá tudo em um só instrumento, porém com 3 processos! 

Qualquer dúvida aconselho que entre em contato com a Junta do seu Municipio ou Região. 

Espero ter ajudado! 

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 09:59

Bom dia, Obrigada confesso que fiquei  confusa  os processos que já fiz transformando Mei em ltda foram 02 processos  extinção e  transformação. primeiro extinção preenchimento requerimento empresário  com capa de processo guia paga depois a transformação  evento 046  com o novo contrato.
Mais te agradeço  vou tentar ligar para Junta, por telefone eles não estão atendendo

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 16:57

boa tarde Joana.
em complemento, tenho um processo acho que igual,  é transformação de ME para sociedade empresaria LTDA.
era um MEI foi para ME, porem o cadastro do  MEI não constava  NIRE cadastrado.
 agendei e protocolei  o capa marrom com mais alguns documentos e foi deferido . 
a seguir liguei na JUCESP  , informaram para acessar o REDESSIM com nr. de CNPJ em viabilidade, dados do IPTU da PMSP, CNAE, alterações que pretende fazer. 
- com meu certificado digital preenchi com dificuldade, enviei e foi aprovado a viabilidade.
agora vou  para o DBE na 2a. etapa.
foi o que entendi.
espero ter ajudado.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.