Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 4.143

MEI ou Sociedade Limitada Unipessoal ?

fabio

Fabio

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 06:34

Bom dia!

Pretendo abrir empresa no setor de comercio varejista (exclusivamente online) sozinho, o CNAE é permitido para MEI e o faturamento será menor do que R$ 81000 no primeiro ano, e talvez até depois, dependendo de se as vendas decolarem ou não.
Estou pensando em começar como MEI e posteriormente desenquadrar e abrir uma limitada unipessoal.
O MEI me atrai no início por ser uma maneira desburocratizada de poder começar a vender, e com gastos menores (se entendi bem, como sociedade limitada eu precisaria de um gasto adicional para contratação de endereço fiscal adequado).
Por outro lado, a limitada me atrai pela razão social não ser meu próprio nome.

Minha pergunta portanto é basicamente a seguinte:

- ao passar de MEI para limitada, o CNPJ  e razão social são mantidos? Ou é possível alterar somente a razão social? Ou vocês recomendam abrir logo uma limitada, apesar dos gastos maiores?

Agradeço antecipadamente qualquer conselho ou opinião.

Fabio

PRISCILA SOUZA

Priscila Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 14:52

Boa tarde Fabio,

Acredito que para inicio, o melhor seria o MEI mesmo. 
Depois quando precisar desenquadrar e transformar em ltda unipessoal, vai ser necessária a alteração da razão social da empresa, que de acordo com normativa da Unipessoal a razão social poderá ser formada pelo nome completo ou com os prenomes abreviados seguido de Ltda.
ex: FABIO JOSE DE SOUZA LTDA
F. J. DE SOUZA LTDA
F. JOSE DE SOUZA LTDA

Atenciosamente.

Priscila Souza
fabio

Fabio

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Terça-Feira | 1 setembro 2020 | 07:56

Bom dia Priscila,

obrigado por sua opinião. Mas você tem certeza que não pode ser usada razão social que não inclua o nome do empresário? Segundo o artigo www.contabilidademolina.com
"A empresa poderá adotar firma ou denominação social, acabando aquele problema em que o nome da empresa é o nome do próprio sócio."

Outra dúvida que tenho é: ao desenquadrar e transformar em ltda unipessoal, o número de CNPJ muda juntamente com a razão social, ou permanece o mesmo?

Alguém saberia me informar?

Obrigado!


Mariane Santos Pintenho

Mariane Santos Pintenho

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 1 setembro 2020 | 08:35

Fabio bom dia!
Quando vc desenquadra o MEI tem que transformar em Empresario Individual...Ainda não sei se existe a possibilidade de transformar o EI em LTDA.
Mas a responsabilidade de MEI é a mesma que um EI, não que uma LTDA...
Se o seu problema no inicio é custo é melhor abrir um MEI e mais pra frente pensar no que fazer.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2020 | 13:54

Fábio, boa tarde!

Como os colegas informaram, seria melhor mesmo optar pelo MEI no inicio.

Após abertura se você perceber que empresa realmente esta indo bem, ai poderá sim transformar em uma sociedade LTDA UNIPESSOAL, para isso, primeiramente se transforma em  EMPRESARIO INDIVIDUAL conforme a colega acima mencionou, e após isso se transforma em uma sociedade LTDA UNIPESSOAL. Ai segue resposta para suas dúvidas:

A empresa poderá adotar firma ou denominação social, acabando aquele problema em que o nome da empresa é o nome do próprio sócio?
RESPOSTA
: Sim, poderá alterar sem problemas, e escolher o nome que preferir, desde que condizente com as atividades prestadas da empresa, exemplo ''DA MODA COMERCIO DE VESTUÁRIOS LTDA''. 

Outra dúvida que tenho é: ao desenquadrar e transformar em ltda unipessoal, o número de CNPJ muda juntamente com a razão social, ou permanece o mesmo?
RESPOSTA:  
Ficara com o mesmo nº de CNPJ, podendo alterar o nome empresarial sem problemas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 15:34

Priscila Souza boa tarde,

Na verdade na lei não diz que tem que ser o nome do sócio na razão social, isso está escrito na INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI 63, porém não existe problema ao escolher o nome que preferir, já abrimos algumas empresas nestes moldes, sem que houvesse pendencia por não ter a razão social com nome do sócio. Inclusive efetuamos uma consulta formal perante a RFB. a qual nos afirmou que não existe problema. 

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 16:07

Boa tarde,

Reforçando a resposta do nosso colega Andre;

Em uma alteração para sociedade unipessoal  utilizamos o nome já existente e não houve impedimentos perante Junta/RFB, então acredito que fica a critério do solicitante.


At.te:

Ronaldy

fabio

Fabio

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 04:41

Bom dia, e obrigado pelas respostas!
Então, se entendi bem a resposta do Andre Luiz, o fluxo seria MEI > EI > LIMITADA UNIPESSOAL
, o CNPJ permaneceria o mesmo mas o nome poderia ser alterado quando a EI fosse transformada em LIMITADA UNIPESSOAL.

Essa transformação de EI para LIMITADA UNIPESSOAL é um processo relativamente simples, ou burocrático e/ou caro?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 07:36

Bom dia Fabio,

Esse processo terá de ser feito por um contador, ele não é um processo complicado, mas o contador, por já ter pratica ao fazer esse tipo de processo, terá mais facilidade. Faça uma consulta de valores nos escritórios de contabilidade da sua cidade, ou caso já tenha um de confiança, busque informações com ele relativo a este processo.

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 13 outubro 2020 | 22:38

Boa noite

Andre Luiz, uma dúvida, não posso fazer a transformação do MEI direto para LTDA UNIPESSOAL ?
Tem de ser primeiro para EI e somente depois em LTDA UNIPESSOAL ?
E tem alguma legislação que fala a respeito deste passo : de MEI para  EI  e,  depois LTDA UNIPESSOAL ?
O empresário está no Paraná

Obrigado

Cezar Silveira

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2020 | 10:58

Bom dia Cezar Silveira,

Não posso fazer a transformação do MEI direto para LTDA UNIPESSOAL ?
Em principio não, terás que verificar com a Junta comercial do seu estado, mas o procedimento geralmente é padrão para todas as juntas, primeiro tranfroma em EI e após em LTDA.
Tem de ser primeiro para EI e somente depois em LTDA UNIPESSOAL ?
Isso mesmo.
E tem alguma legislação que fala a respeito deste passo : de MEI para  EI  e,  depois LTDA UNIPESSOAL ?
Geralmente a Junta comercial que dispõe a respeito disto, provavelmente a do seu estado tenha um manual com os procedimentos necessários.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.