x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.590

Integralização de Capital Social com Bens Imóveis

UBIRACI DENIS DOS SANTOS

Ubiraci Denis dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2020 | 10:57

Bom dia.

Tenho um cliente cuja atividade é a administração de bens imóveis próprios, locação, compra/venda de imóveis próprios....

Fiz a abertura em 2018 e a dona começou a comprar imóveis e já registrar a escritura dos mesmos no cartório em nome da empresa. 

Minha dúvida é a seguinte:- Devo aumentar o capital social da empresa empresa com a integralização destes imóveis, ou não é necessário ?

E contabilmente, como devo proceder ?

Obrigado.

Ubiraci

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2020 | 11:37

Bom dia.

Ubiraci,

Se os imóveis foram comprados pela empresa, não faz sentido o aumento de capital.

Somente poderia fazer aumento de capital se o imóvel estivesse no nome da sócia e a mesma fizesse a transferência/cessão do bem para a empresa.

Se o imóvel foi comprado pela empresa, você precisa avaliar qual a pretensão quanto a esse imóvel.

Se for para venda, pode contabilizar como estoque. Caso for para locação, pode contabilizar como propriedade para investimentos.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br
UBIRACI DENIS DOS SANTOS

Ubiraci Denis dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 10:19

Bom dia Vanderlei.....

Obrigado por sua explicação e concordo, mas preciso verificar com base na legislação para ter embasamento legal, caso a empresa seja fiscalizada.

Se tiver alguém aqui no site que possa me ajudar eu agradeço.

Muito obrigado pela ajuda.

Ubiraci Denis dos Santos

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies