x
2020-09-17T16:09:46-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 89

DBE DE ESPÓLIO - SÓCIO FALECIDO E SÓCIO ADMINISTRADOR INVENTARIANTE

há 5 semanas Quinta-Feira | 17 setembro 2020 | 16:09

Boa tarde, tudo bem?

Tenho uma empresa (206-2 - Sociedade Empresária Limitada), ela tem 02 sócios (SENDO UM APENAS SÓCIO E OUTRO SÓCIO-ADMINISTRADOR).
O sócio que é apenas SÓCIO, veio a falecer. 
O sócio que é SÓCIO-ADMINISTRADOR pretende continuar com a empresa.

Mas tem uma observação: o SÓCIO-ADMINISTRADOR também foi nomeado o INVENTARIANTE do sócio que faleceu (que era apenas sócio).

A Junta Comercial me informou que o primeiro passo era fazer um DBE de espólio. 
Alguém sabe me informar como fazer? O que mais deve ser feito? O que eu preciso para dar entrada nesse processo?

Pois preciso retirar o SÓCIO que faleceu e continuar as atividades da empresa apenas com o SÓCIO-ADMINISTRADOR (que também é o inventariante do sócio falecido).

Aguardo ansiosamente o auxílio de vocês!

há 5 semanas Quinta-Feira | 17 setembro 2020 | 16:16

Boa tarde Fernanda,

Você não vai conseguir retirar o sócio falecido até a finalização do inventário, o que você pode fazer é, realizar a nomeação do procurador/inventariante, no caso fazer um DBE informando o sócio administrador como inventariante do espólio. A retirada do sócio só é possível após finalização total do inventário.

Dep. Societário
E-cont Contabilidade
everton@econt.net.br
http://www.econt.net.br
(48)3034-6166
há 5 semanas Quinta-Feira | 17 setembro 2020 | 17:01

Obrigada Everton, mas você sabe me informar como faço este DBE?

Marco o evento "407 - Espólio de Empresário, Empresa Individual Imobiliária, Eireli ou Titular de EmpresaUnipessoal de Advocacia"?

Coloco o inventariante (que é o sócio administrador) como representante?

O que devo colocar na parte do QSA?

há 5 semanas Quinta-Feira | 17 setembro 2020 | 17:14

Fernanda,

O evento 407 somente deve ser utilizado quando o falecido for empresário individual, no caso de empresa LTDA, pode ser informado apenas a alteração no QSA indicando o representante. No contrato social tem que ser feita a mesma coisa, indicar o inventariante e utilizar o termo espólio de ***** (nome do empresário) quando se referir ao sócio falecido

Dep. Societário
E-cont Contabilidade
everton@econt.net.br
http://www.econt.net.br
(48)3034-6166
há 5 semanas Sexta-Feira | 18 setembro 2020 | 09:41

Entendi. 

Em alterações desejadas eu marco "Quadro de Sócios e Administradores - QSA".
Em Representante/Preposto marco "Representante" e coloco os dados do sócio-administrador (que também é o inventariante)? Ou marco "Preposto"? Como devo preencher?
Em Quadro de Sócios, preencho os dados dos dois sócios? O sócio que faleceu como saída e o sócio-administrador(inventariante) coloco alteração?

Fiz o DBE uma vez, porém fiz errado, pois foi indeferido. 

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.