Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 106

Baixa de empresa por falecimento de socio minoritario, sem inventario

Cristiane Nascimento

Cristiane Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 11:03

Bom dia tenho a seguinte situação empresa Ltda , sociedade entre pai e filha, sendo a filha socia majoritaria e unica herdeira. Nao foi feito inventario pois nao tinham bens. E possivel fazer a baixa dessa empresa sem o inventario ? alguem na passou essa situação junto a JUCESP. Muito Obrigada

Cristiane Nascimento
(19) 9 9970 8323
[email protected]
Jeferson Germano

Jeferson Germano

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 11:49

Bom dia Cristiane,
Não sou advogado, mas creio que neste caso poderá ser feito através da modalidade por simples adjudicação de bens, que é utilizada quando há apenas um herdeiro. Só não sei dizer se esta modalidade, seria possível, por Escritura Pública.
Se conseguirem a adjudicação de bens por Escritura Pública, como relatou que o único bem no caso seria a empresa, deixada para um único herdeiro, talvez você consiga realizar a baixa diretamente sem ter que transferir as cotas do de cujus para a herdeira.
Aconselho consultarem um advogado.
Abraço.
Jeferson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.