x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 132

Transferência de Titular de EIRELI

Jonas Marques Costa

Jonas Marques Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 outubro 2020 | 14:42

Tenho uma cliente que quer transferir a sua EIRELI para outra pessoa. Não vai haver transação de dinheiro. Será uma "doação".
Qual a melhor forma de fazer a transação e pagar menos imposto?
Ela pode "vender", dizer que recebeu e dar quitação? Isso pode dar problema no imposto de renda dela? E se der, o valor pode ser qualquer um? Não precisa ser exatamente o capital social da empresa?
Sei que se ela disser que está doando, vai ter que pagar o ITCD...

Fabricio Guimaraes

Fabricio Guimaraes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2020 | 22:54

Boa noite !

Se caso ela fizer doação vai ter que recolher o ITCMD, no valor total da doação que é o capital social, porem pode ocorrer de a receita estadual, querer fiscalizar essa doação, e depois fazer uma guia complementar caso eles identifique através da analise de documentos enviados na declaração da ITCMD, ou documentos complementares., que a empresa vale mais do que está no papel.

Se caso ela fizer venda a quitação será no valor total do capital,  o que teria que verificar se a pessoa que vai receber a empresa tem caixa para pagamento da mesma. 

Fabricio Guimarães da Silva 
Cortez Assessoria Contábil e Empresarial
[email protected] 
@cortezassessoriacia
@fabriciogui3273
(44) 99159-8880

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.