x
2020-10-20T06:57:43-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 33

Empresa de Investimentos

há 4 semanas Terça-Feira | 20 outubro 2020 | 06:57

Prezados,
Bom dia.

Meu cliente pretende constitui uma empresa sendo que o capital integralizado será um terreno, pode
ser constitui a empresa sendo como capital integralizado o terreno?
Se sim, como deve descrito no contrato de constituição, tem algum modelo que posso tomar
como base?
E no futuro haverá a construção de um prédio e após a conclusão deverá ser feito alteração
contratual alterando e informando que não é mais um terreno e sim prédio e
informando o valor do prédio  como capital,neste caso como aumento de capital?

Desde já agradeço atenção.

Hugo Leonardo
Técnico Contabilidade
hugoleonardoleonardo@gmail.com
Tel:(21) 9701-05226
Tel:(21)2696-8973
há 4 semanas Terça-Feira | 20 outubro 2020 | 09:02

Bom dia Hugo,

Meu cliente pretende constitui uma empresa sendo que o capital integralizado será um terreno, pode
ser constitui a empresa sendo como capital integralizado o terreno?

R: Pode sim constituir empresa com terreno sendo integralizado.

Se sim, como deve descrito no contrato de constituição, tem algum modelo que posso tomar
como base?

R: Você deverá descrever este terreno no contrato exatamente como estiver na matricula do registro de imóveis, pois terá que registrar este contrato no registro de imóveis também, exemplo:
Cláusula Tal - O capital social é R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) dividido em 40.000 quotas no valor nominal R$ 1,00 (um real), totalmente subscrito e que será integralizado pelo sócio conforme segue:
a) R$ 10.000,00 (dez mil reais) em moeda corrente nacional;
b) R$ 30.000,00 (trinta mil) através do bem imóvel descrito no Parágrafo Único:
PARÁGRAFO ÚNICO: UM TERRENO URBANO, constituído pelo atual lote nº XX, da quadra nº
XX situado à rua fulano de tal, centro, nesta cidade de Guarulhos - SP, ( essa será descrição da matricula atualiza).

E no futuro haverá a construção de um prédio e após a conclusão deverá ser feito alteração
contratual alterando e informando que não é mais um terreno e sim prédio e
informando o valor do prédio  como capital, neste caso como aumento de capital?
R: isso, fará alteração da matricula no registro de imóveis, e após fará alteração com aumento de capital, mas lembrando que sempre será um terreno, porém agora ele terá uma benfeitoria em cima, ai você vai integralizar um terreno com benfeitoria.

Att
André
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.