x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 4.775

NF para MEI - Como proceder?

Priscila

Priscila

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista
há 15 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 16:26

Boa Tarde,

Efetuei a inscrição de empreendedor individual de meu esposo, mas fomos informados no SEBRAE que ainda não é possível termos notas fiscais, os escritórios de contabilidade de minha cidade não sabem me informar como devemos proceder, se limitam a apenas criar o cnpj do MEI. Liguei na SEFA (0800) daqui do Paraná e um atendente me informou que eu deveria pedir a um contador que solicitasse a inscrição estadual para daí então receber a AIDF para impressão em gráfica. O escritório de contabilidade disse que desconhece o procedimento e que neste caso teria que efetuar cobrança de honorários para verificar o que pode ser feito.
Li em um dos foruns que seria correto ir na prefeitura, solicitar a AIDF, mas aqui ninguém na prefeitura soube me informar como devo proceder.
Enfim, estou sem saber onde posso recorrer para ter uma informação correta.
Desde já agradeço.

Leandro Vieira Rodrigues

Leandro Vieira Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 09:13

Priscila,

Se for uma atividade de serviço, será necessario se dirijir até a prefeitura e emitir Inscrição Municipal, caso já não tenha, após emitida a inscrição deverá solicitar em formulario proprio (AIDF) as notas fiscais.

Atenção o MEI tambem deve solicitar alvará de localização.

Jair Jaco Chaves

Jair Jaco Chaves

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 13:18

Priscila boa tarde,

Você pode verificar se a empresa ja possui Inscrição Estadual atraves do site abaixo:

http://www.sintegra.gov.br/

Se ja tiver imprima a Inscrição Estadual e procure a Secretaria da Fazenda e lá eles te informam como proceder para solicitar Nota Fiscal, aqui em São Paulo é preciso uma senha de acesso, ai no Paraná não sei como funciona.

Priscila

Priscila

há 15 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 11:03

Bom Dia,

Consultei o sintegra e não há Inscrição estadual gerada. O meu cadastro é de comércio, então tbém não poderei solicitar na prefeitura.

Tenho intenção de ter um contador responsável, desta forma, mesmo tendo os custos dos honorários, eu poderia solicitar a um contador que solicitasse a Inscrição Estadual junto a SEFA do PR?

Obrigada pela ajuda.

Jair Jaco Chaves

Jair Jaco Chaves

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 11:30

Ola Priscila, bom dia!

Poderia sim, não existe problema algum, mas se quizer antes de procurar um contador se informar no SEFA quais os procedimos a serem tomados para a Inscrição Estadual de MEI, talvez fosse até mais rapido, ja que você disse que o escritorio de contabilidade de sua cidade ainda não sabe como proceder.

Simone

Simone

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 11:31

Bom dia Priscila,

Sou contadora aqui no PR e ja fiz inscriçoes estaduais de algumas empresas do MEI. A inscriçao deve ser feita somente pelo contador, atraves dos sistema AR Internet que ele tem a senha.
Ele deve proceder da mesma forma como uma empresa normal (nao optante pelo MEI).
O problema é que se vc realizou sua inscriçao no MEI depois de 08.02.2010, nao conseguira obter a inscriçao estadual, pelo menos por enquanto, isto porque o NIRE destas empresas mudou, ou seja, quando o contador for te cadastar e pedir no NIRE, aparecera uma mensagem que o NIRE esta inconsistente com a natureza juridica (empresario - individual).
Me informaram na Receita Estadual, que o site esta em manutençao para tentar solucionar este problema.
Portanto, por enquanto deve esperar e pedir ao contador que tente realizar a inscriçao, todos os dias ou quase todos os dias, ate que se consiga efetivar a inscriçao.
Porém se sua inscriçao no MEI foi antes de 08.02.2010, o contador conseguira realizar a inscriçao normalmente.
Avise ao seu contador que ele deve proceder a mesma forma que ele procede na inscriçao de qualquer outra empresa.

Espero ter ajudado.

Simone
Priscila

Priscila

há 15 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 09:50

Obrigada a todos,
Vou proceder desta forma, como a Simone comentou.

Gostaria de agradecer os responsáveis pelo Forum, obrigada por disponibilizarem este canal de troca de informações.

Bom trabalho a todos.

Priscila

Cleyton Chagas Vaz

Cleyton Chagas Vaz

Bronze DIVISÃO 3 , Cortador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 20:04

Caros amigos do estado do Parana.
Assisti a RPC tv de Ponta Grossa esta semana, e apresentaram o MEI. juntamento com um vendedor ambulante de roupas , exibindo um bloco de nota em maos, parecia ser que estava mostrando que tinha um bloco de notas realmente, mas pergunto como ? sera que o nosso estado ira demora a seguir o exemplo dos paulistas e liberar a inscricao como estava antes do dia 08 de fev...

Simone

Simone

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 08:38

Bom dia colegas,
Vi esta reportagem Cleyton, e me pareceu mais um bloco de vendas a prazo, orçamento ou pedido de compra, pois a cliente assinou este bloco. Eu fiz a albertura de algumas empresas MEIs aqui, algumas estao a muito tempo esperando para conseguir emitir a NF. Desde 8 de fev q venho tentanto cadastar tais empresas na Receita, porém, todas as vezes q ligo la, eles dizem que estao se adequando e q logo estara normalizado. O jeito é esperar...

Simone

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: