x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 5.013

Encerrar CNPJ, SÓCIO SUMIU

Filipe Silva

Filipe Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Software
há 3 anos Terça-Feira | 24 novembro 2020 | 11:17

Bom dia pessoal, como estão? Então acabei chegando aqui após diversas consultas na internet e não encontrar nada muito claro.
Minha história é a seguinte: Eu tenho sociedade em uma empresa, sou sócio administrador com 30% de participação, e a empresa tem mais dois sócios administradores também, um com mais 30 e outro com 40%. Acontece que o sócio dos 40% sumiu, não responde ligações, mudou pra outro estado, além de dar um prejuízo financeiro pra empresa. Por sorte eu e o outro sócio conseguimos pagar todas as dividas, encerrar contratos e etc, resumindo hoje não devemos nada mais. Eu gostaria de saber como faço pra encerrar essa empresa ou retirar meu nome e do meu sócio de 30%. Já estamos processando a pessoa que roubou a empresa e etc... existe algum modo de encerrar essa empresa judicialmente? 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Terça-Feira | 24 novembro 2020 | 11:38

Bom dia Filipe,

Então, é uma história e tanto, mas judicialmente existe possibilidade sim, o seu advogado poderá te orientar melhor a respeito desta situação, inclusive seria bom dar baixa nesta empresa de uma vez e a baixa vai judicial somente um advogado poderá te orientar sobre.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Terça-Feira | 24 novembro 2020 | 11:38

Bom dia Filipe,

Judicialmente vocês conseguem pedir a exclusão deste sócio que abandonou a empresa, entregando provas do abandono e da má administração do mesmo, que por culpa dele a empresa acabou adquirindo dividas e etc, após o decorrer do processo o Juiz irá dar a decisão de exclusão judicial do sócio, sendo assim possível realizar o desligamento do mesmo na Junta Comercial e RFB, porém já adiantando que o processo costuma ser um pouco demorado, um dos poucos casos parecidos com o seu que realizei a alteração contratual nestes moldes o Juiz soltou o pedido de exclusão do sócio 3 anos após a entrada do processo, porém pode variar de cada caso.

Desejo-lhe sorte e torço para que você consiga resolver da melhor forma.

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.