x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 843

Transformação de MEI para Empresario Individual no Espirito Santo

Andressa Braga

Andressa Braga

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sábado | 9 janeiro 2021 | 14:52

Estou tentando encontrar o passo a passo de como faço para passar de MEI para Empresario Individual. Porém não estou encontrando.
Sei que preciso me desenquadrar do SIMEI e depois ir na junta para atualização do cadastro. Porém fui procurar informações na junta comercial de ES e eu encontrei a seguinte informação: 

É POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DE MEI PARA EMPRESÁRIO INDIVIDUAL?
Não se trata de transformação, uma vez que ambos possuem a mesma natureza jurídica. O usuário deve pedir a exclusão (desenquadramento) do SIMEI, no Portal do Simples Nacional, no site da Receita Federal.


Neste caso não é necessário fazer nenhum procedimento na junta ? Somente desenquadrar no SIMEI e pronto ?

EDUARDO LIMA

Eduardo Lima

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 15:49

BOATARDE...Também estou tentando fazer esse mesmo processo, mudanca de MEI para ME, depois do desenquadramento do MEI, faço a mesma pergunta , se só prcecisa fazer o desenquadramento que automaticamente se torna uma ME, ou precisa ser feito o processo de  Viabilidade, DBE. .etc?

Gefherson Glicério da Silva Batista

Gefherson Glicério da Silva Batista

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2021 | 16:39

Estou tentando encontrar o passo a passo de como faço para passar de MEI para Empresario Individual. Porém não estou encontrando.
Sei que preciso me desenquadrar do SIMEI e depois ir na junta para atualização do cadastro. Porém fui procurar informações na junta comercial de ES e eu encontrei a seguinte informação: 

É POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DE MEI PARA EMPRESÁRIO INDIVIDUAL?
Não se trata de transformação, uma vez que ambos possuem a mesma natureza jurídica. O usuário deve pedir a exclusão (desenquadramento) do SIMEI, no Portal do Simples Nacional, no site da Receita Federal.

Larissa Prudente Silva Lopes

Larissa Prudente Silva Lopes

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 28 junho 2022 | 15:34

boa tarde 

Estou precisando de ajuda no desequadramento de um empresa MEI, ja foi feito todo passo de desenquadramento, viabilidade recolhimento de taxa, agora estou na parte de preenchimento do processo dentro do Simplifica ES, e minha duvida é: No estado de São Paulo nao tem contrato do do empresario e sim requerimento do empresario ou instrumento de de requerimento do empresario se o processo for eletronico, e no ES como é? Ele abre somente a opção de contrato social? Tem algum modelo especifico? estou fazendo o processo eletronico, o empresario precisa assinar o documento fisico (impresso) e depois tenho que escanea-lo e fazer upload (envio) desse documento? Estou perdida nesse passo, e o treinamento que tem do CRC - ES é bem desatualizado. 

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.