x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 9.571

CONVERSÃO ENTRE ÓRGÃO DE REGISTRO

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 15:46

Estou com uma dúvida com relação ao procedimento de conversão entre órgão de registro, no caso a empresa tem seus atos registrados em Cartório e irá transferir para a Junta Comercial, devido a última alteração registrada, onde foi inserida a atividade de comércio.

Já foi emitida a certidão de breve relato junto ao cartório, porém não sei qual seria o próximo passo perante a junta comercial, se seria no protocolo web ou em outro lugar.

Fiz umas pesquisas e vi que algumas respostas mencionam que não é necessário o pedido de viabilidade, desta forma peço que por favor, se alguém puder me auxiliar no pedido do DBE ou se for necessário a viabilidade, pois já não sei mais o que fazer.

Desde já agradeço.

LILIAN DOS SANTOS DANTAS VASQUES

Lilian dos Santos Dantas Vasques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 07:25

Bom dia,

Já fiz essa alteração inversa mas acredito que seja o mesmo passo.

Será necessário primeiro o registro no RCPJ do ato transformando o tipo jurídico e depois este mesmo registro(no caso vc já tem a certidão de breve relato) deste ato na junta comercial do seu estado, no qual será necessário fazer viabilidade e DBE.
A viabilidade é necessária para que os órgãos possam responder, tipo prefeitura, bombeiros e principalmente o estado já que terá a inscrição estadual.
DBE com código 225 Alteração da natureza jurídica

Espero ter ajudado.

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 08:26

Bom dia Lilian,

Muito obrigado pela orientação, obtive uma informação de que poderia solicitar a inscrição da mesma na Junta Comercial, através do "Fale Conosco", central de atendimento da Junta, para que seja gerado o NIRE, só assim poderei solicitar a viabilidade e posteriormente o DBE.

Já entrei com a solicitação do NIRE e sigo no aguardo da liberação do mesmo, para dar seguimento nos próximos passos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.