Gustavo Dantas
Iniciante DIVISÃO 3 , Web ProgramadorBoa noite amigos.
Abri uma microempresa LTDA em 06/2020 a fim de concretizar um negócio de prestação de serviços, porém acabou não dando certo.
Acontece que como não utilizei a empresa para absolutamente nada até o presente momento achei que não precisaria fazer nada, só teria o CNPJ ali para caso um dia surgisse uma oportunidade, mas fui informado há pouco de que deveria ter feito uma série de declarações mensais/anuais mesmo nunca tendo movimentado um centavo em nome da PJ.
Como a empresa não tem e nem terá uso, penso em fazer a baixa dela. Li que microempresas optantes do simples nacional podem ser baixadas sem o pagamento de quaisquer tributos, que são lançados no CPF dos sócios, é isso mesmo?
Qual o procedimento para dar baixa na empresa?
Um colega me indicou dar baixa direto, não declarar nada e aguardar o prazo de 5 anos que toda e qualquer pendência é limpa do sistema, de forma que eu só teria algum problema se efetuasse uma declaração/transmissão.
Caso eu não pague as multas por ausência de envio das declarações, simplesmente ''deixando quieto'' e esperando o prazo de prescrição, os órgãos vão atrás executando mesmo que por valores baixos?
Obs.: Não fui notificado por nenhum órgão tributário até o momento.
Agradeço pelo apoio, fui pego de surpresa e não sei o que fazer. Estou desesperado