x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 33

acessos 14.641

COMO FAZER PARA ALTERAR O SOCIO FALECIDO POR UM INVENARIANTE, NO DBE

Lorena Falci Ercole

Iniciante DIVISÃO 4, Representante
há 2 dias Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 15:11

Lucas Matos,

Desculpa, ficou confuso mesmo.

Na verdade, o inventariante não recebeu as quotas.

O Juiz apenas solicitou que ele seja administrador provisoriamente, enquanto perdurar o processo de inventário.  
Acrescentei uma cláusula de "administração", informando que, por conta da decisão judicial,  a inventariante foi nomeada Administradora Provisória da Empresa.

Sendo assim, como o processo de inventário ainda está correndo, eu não retiro os sócios da sociedade. Apenas seleciono o evento 202 e alteração de QSA, incluindo o inventariante como administrador. Certo? 

Lucas Matos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 dias Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 16:00

Olha ai da uma complicada, nunca peguei uma caso assim . O que voce vai querer fazer com o inventariante sendo responsável da empresa?
Porque o certo seria um inventariante recebe as quotas para acaba com esse processo. Nesse seu caso eu acredito que o inventariante entra como preposto na receita (nesse codigo 202 tem a opção de responsável e preposto), isso porque ele nao faz parte do quadro societário da empresa. Supondo que esse processo esteja certo, ele entrando como preposto não sei se vai te ajudar, nao sei nem se voce consegue fazer um certificado da empresa com ele como preposto, e para tirar os sócios falecidos voce vai precisa de um inventário de transferência de quotas.
Não sei se só como preposto da empresa o inventariante consegue fazer alterações na JUCESP sem assinatura dos sócios. Acho que no máximo ele deve ter acesso a conta da empresa e coisas do gênero (como uma procuração de representação), mas fazer alteração aonde modifique algo dos falecidos nao seja possível. Mas nao tenho certeza pois todas as alterações com inventario que eu fiz eram com transferência de quota.

Gil

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 dias Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 22:04

Lorena

Resolvi um  caso  parecido com esse seu problema esse mês 

vc vai selecionar 202 

e  QSA 

202 vc vai incluir o inventariante como representante e colocar ele com o 5 Administrador

no QSA. Vc vai da entrada e selecionar como administrador tmbm  

Não há necessidade em  da saída dos sócios falecidos , pois a inventariante só vai representar eles 

Página 2 de 2
1 2
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Inscritos no CONBCON 2021 ganham prêmios.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

?>