x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.253

Sou sócia em uma sociedade limitada com 1% (ex marido) e não faço nenhuma retirada, como comprovar?

Bruna

Bruna

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 3 anos Sábado | 30 janeiro 2021 | 11:19

Eu sou sócia em uma empresa de sociedade limitada, com 1% apenas. Na época era casada e meu até então esposo, era representante comercial. E como é preciso tirar as Notas Fiscais de prestação de serviço  para receber o pagamento, ele teve que abrir a empresa e a contadora falou que precisava de um sócio e acabei entrando na sociedade, a porcentagem é baixa, é só porque a contadora disse que era necessário mesmo. Entretanto, hoje não estamos mais juntos, já faz alguns anos, porém a empresa ainda continua a mesma, ainda não tive condições de retirar meu nome. Eu estou concorrendo a uma bolsa de 100%  em que preciso declarar minha renda, e gostaria de saber como posso fazer para comprovar que não  faço retiradas dessa empresa? Já tenho a declaração reconhecida em cartório que estamos separados , mas não posso omitir essa parte da empresa. Gostaria de saber se uma declaração com firma reconhecida tb, vale? Ou se não, se tem algum documento dentro da área da contabilidade que informe que não tiro renda? Enfim, estou mto preocupada, preciso muito que isso dê certo. Mas não sei como comprovar que não tenho renda e nem relação com a empresa, e que ela era só prestação de serviço para tirar as NF dele. Alguma dica? Agradeço muito se alguém puder ajudar. 

Alan Alves Silva

Alan Alves Silva

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sábado | 30 janeiro 2021 | 11:47

Então Bruna, tudo bem? Irei te responder, mas será uma resposta com base no meu conhecimento atual e por isso talvez seja uma resposta que falte muita informação... Caso algum contabilista mais experiente veja erro no meu comentário, favor adicionar resposta complementar abaixo da minha.

É o seguinte, é importante que você como sócia, mesmo que de apenas 1% das quotas da empresa, busque o contrato social da empresa (busque, se necessário, o escritório contábil que cuida da empresa) pois lá terá informação sobre Distribuição de Lucro, alguns, por registro, deixam claro que o lucro distribuído deve ser condizente com a % devida a cada sócio, ou seja, se a empresa distribuir 100.000 então 1.000 deveria ser seu já que tem direito a 1%. Por outro lado, também a contratos que deixem claro que um sócio retire mais que o outro ou que simplesmente seja não obrigue todos a receberem seus lucros.

Sabendo disso, caso o contrato da empresa que você citou seja um que obrigue distribuição igual aos sócios com base na % de quotas, existem grandes chances, se for um escritório que não da atenção as normas contábeis, de terem registrado na contabilidade que todo esse tempo vc recebeu esse 1%  em dinheiro vivo (saque da conta bancária) mesmo sem que vc tenha assinado algum recibo. Mas de qualquer modo, não se estresse muito, declare que é sócia e informe que não retira lucros... Afinal, se você não assina recibo de que recebeu em mãos e nem recebe transferência bancária, não há prova real de que houve recebimento...

Renato Rocha

Renato Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sábado | 30 janeiro 2021 | 11:47

Bom dia! Salvo melhor entendimento, as retiradas da empresa deveriam constar à sua declaração de imposto de renda, visto que não há retiradas conforme exposto, uma DIRPF em seu nome com a ausência de tais retiradas seria uma maneira de comprovar.
Além disso, as retiradas são contabilizadas, a ausência destas retiradas nas declarações contábeis também evidenciariam o não recebimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.