x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 7.598

ERRO DBE - MEI EM EMPRESARIA LTDA UNIPESSOAL

Luciana

Luciana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2021 | 22:39

Prezados, boa tarde. Ja estou desesperada.

Tenho uma empresa e era MEI ano passado, fiz o desenquadramento no site do simples nacional.
Fiz a viabilidade na JUCEMG e estou tentando fazer o DBE, já não sei mais o que fazer.


Abaixo os erros:

O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.  
 
Qualificação do responsável perante o CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA.  

Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.  

Natureza jurídica exige o preenchimento do Quadro de Sócios e Administradores - QSA  
Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.  
 
Nome do Sócio informado diverge do nome constante do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF.   (015.360.146-99)

Sócio inexistente no QSA da base CNPJ   (015.360.146-99)

Carlos Eduardo da Silva Reis

Carlos Eduardo da Silva Reis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 07:30

Bom dia!

A pouco tempo fiz uma transformação de EI para LTDA, sem muita orientação fiz aos trancos e barrancos.

Usei os eventos 202, 220, 225 e 247.

No preenchimento do QSA dentro do DBE, voce só vai preencher a entrada dos socios, não vai haver alteração ou saida do qsa, pois o Empresario Individual não possui QSA.

colocando o evento 202 e fazendo desta forma acima e observando o nome do sócio (015.360.146-99) que provavelmente deve estar incorreto provavelmente vai dar certo o DBE.

Luciana

Luciana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 09:01

Ola Carlos,
Deu o erro abaixo:
Por favor, voce cosnegue me ajudar.

Eu já estou colocando como "Sociedade Empresaria Limitada", sera que preciso fazer como empresario individual+

- Qualificação do responsável perante o CNPJ é diferente da qualificação constante no QSA.  

- Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.  

Carlos Eduardo da Silva Reis

Carlos Eduardo da Silva Reis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 13:33

Boa tarde!

Sim, voce fará o DBE como Empresario Individual informando o evento 225 ( alteração de natureza jurídica ), 202 ( alteração de representante da pessoa jurídica) caso o empresario não seja mais o representante, 220 ( alteração de razão social ), 247 ( alteração de capital social e/ou QSA e mais algo que esteja mudando.

No dbe voce vai informar o novo representante do cnpj, no QSA voce só vai informar entrada de sócio, no caso os sócios que entraram na sociedade e informar o novo capital observando o valor total e a soma dos sócios dentro do QSA.

Caso o antigo empresario não faça parte da nova sociedade, voce não ira menciona-lo no QSA, porque na alteração de natureza jurídica de empresario para ltda não aceita  evento de saída ou de alteração no QSA, pois a natureza jurídica empresario individual não possui QSA.

Sobre os erros que voce mandou: 
1. no campo de responsavel pelo cnpj voce colocou qualificação diferente do QSA, a qualificação de Sócios Administrador.

2. provavelmente voce colocou o capital referente aos socios e no campo do capital total não bateu os valores.

Luciana

Luciana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 15:12

Carlos,
muito obrigada pela sua ajuda.
Agora deu certo. Nem acredito.

Obrigada mesmo.
Que luta entender esses misterios da receita, meu Deus do céu...

Carlos Eduardo da Silva Reis

Carlos Eduardo da Silva Reis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 16:05

Disponha luciana!

Quando fui fazer o processo de transformação de EI para LTDA no chat da receita o pessoal me disse que era impossível fazer em 1 processo, porem o pessoal da JUCEG dizia que era possível, consegui fazer a alteração batendo cabeça.

Qualquer coisa, estamos a disposição!

Sebastião da Silva de Andrade

Sebastião da Silva de Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 06:59

Bom dia Lucina tambem estou com o mesmo problema transformação de EI para LTDA com o erro: 
- Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.  
Continua o mesmo dono da mei como socio unico da LTDA. Alterei o valor do capital e fica dizendo que não informação da base RFB.

Como fez seu procedimento da certo? obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.