x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 22

acessos 7.266

EXCLUSÃO DO CONTABILISTA SEFAZ/SP ( EMPRESA ABANDONADA )

DARLEI KAMIA

Darlei Kamia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2021 | 07:43

Prezados Colegas, 

Precisamos ter liberdade junto aos orgãos SEFAZ/SP e RFB, para poder excluir nosso CRC do CADESP.
Pois o cliente, começa com a inadimplência, abandona os documentos.
Passa alguns anos, somos intimados por PF, CIVIL, FISCALIZAÇÃO, etc. a prestar esclarecimentos sobre o contribuinte.

Se ainda somos o contabilista vinculado, e o cliente desapareceu, como vamos transmitir evento de EXCLUSÃO, se obvio não temos mais procuração ATIVA no E/CAC  ??.

Muito desagradável.

Moisés Sales

Moisés Sales

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 16:45

Caro colega,
Estou na mesma situação. Tenho algumas empresas vinculadas ao meu CRC e tentei de várias maneiras pelo Redesim e sempre é indeferido. E agora, como fazer para tirar estes ex clientes do meu cadastro no Cadesp?

Moisés Sales

Moisés Sales

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 26 maio 2021 | 08:20

Bom dia,
Obrigado pela informação, mas tentei e só libera a opção para novo vinculo ao contabilista.

Trata-se de pedido de ofício para vinculação do contribuinte.

Este serviço deve ser efetuado pela empresa contratante do profissional de contabilidade/escritório de contabilidade (ou mediante procuração). Caso você seja o contabilista que deseja vínculo e queira fazer solicitação em seu nome, poderá efetuá-la por este serviço com procuração específica da instituição a que deseja vinculação.

Por fim, informa-se que este serviço deverá ser requerido apenas em caso da impossibilidade de sucesso através do REDESIM.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 16:41

Copiado do site PFE eletrônico : Acessar o Portal do Redesim e solicitar nova alteração cadastral de Pessoa Jurídica. 
Pode ser usado Usuário e Senha do PFE para efeito de exclusão de contabilista, dispensada a obrigatoriedade de certificação digital.
Após comunicação de exigência documental na página de acompanhamento do pedido comparecer ao Posto Fiscal com os documentos exigidos.Embora não seja obrigatório o uso de certificado digital para o envio deste evento especificamente, caso o tenha, as exigências documentais poderão ser atendidas remotamente o Manual de Utilização do SIPET e acessar o Sistema de Peticionamento Eletrônico - SIPET. 

Yuri Briotto

Yuri Briotto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Geral
há 2 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2022 | 15:27

Eu estou com o mesmo problema, porém não é possível fazer dessa forma que foi mencionado, não há opção de se utilizar login e senha do PFE. Somente certificado digital.

Ou seja, ficamos presos com empresas que abandonam seus documentos e/ou desaparecem e não temos como nos desvincular destas empresas. O CRC é muito fraco, cobra um absurdo mas não briga pelos contadores nas coisas que precisam ser resolvidas de fato.

E nem adianta tentar agendar um atendimento na SEFAZ-SP, é simplesmente impossível encontrar datas disponíveis, ou seja, estamos largados tanto pelo CRC quanto pela SEFAZ.

Karina Buscarin

Karina Buscarin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 19 outubro 2022 | 15:04

Boa tarde!!!
Também gostaria de saber se alguém conseguiu desvincular o contador de empresas que não são mais clientes?! Estou com várias aqui que saíram do escritório há décadas e preciso dar uma limpa na lista de empresas vinculadas ao CPF do contador...
=)

Caroline Malagola Lopes

Caroline Malagola Lopes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 25 janeiro 2023 | 07:50

Bom dia a todos!!
Também gostaria de saber se alguém conseguiu desvincular o contador de empresas que não são mais clientes?! Estou com várias aqui que saíram do escritório há muito tempo e os fiscais acabam ligando no escritório procurando pela empresa. As empresas são muito antigas e nem documentação temos mais. Alguém sabe como proceder? 

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 31 semanas Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 10:47

Também tenho esse problema. Não muitas empresas, mas tenho.

De uns anos para cá, TODAS tem procuração na Receita Federal. Serviços bloqueados por falta de pagamento, abandono ou mesmo transferência, já vou lá e solicito a exclusão com a Procuração ativa. Aí é fácil.

Ficar com essas empresas em 'nosso CRC' é complicado...

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Rafael Justino Ferreira

Rafael Justino Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 30 semanas Sexta-Feira | 17 novembro 2023 | 12:15

Informação Atualizada:

O evento 233 – Exclusão de contabilista – veio para atender esse enorme problema que passamos, tendo o CRC vinculado a empresas que nem sabemos mais a situação. Com a entrada da Redesim, o evento 233 - Exclusão de contabilista – passou a ser vinculado a uma procuração do estabelecimento. Porém, se uma empresa está utilizando um CRC à revelia do contador, obviamente o profissional não conseguirá uma procuração para se autoexcluir.

​A solução está em solicitar a exclusão do contador (evento 233) para ser executada de ofício no atendimento da Receita Federal. O ato de ofício praticado pela autoridade federal será repassado AUTOMATICAMENTE ao cadastro estadual (Cadesp) sem a necessidade de se repetir o processo no Atendimento da Sefaz.​ 

COMO FAZER:
Data final da prestação de serviço;
Solicitação do envio dos documentos ao novo contador;
Pedido de encerramento do contrato;
Requerimento de logins, senhas e demais documentos;
Pedido de um relatório com a situação cadastral da empresa.

No meu caso, muitas dessas informações eu não possuo, mas vou tentar...

Att,

Rafael J Ferreira
Auxiliar Contábil - Máxime Empresarial
Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 22 semanas Segunda-Feira | 8 janeiro 2024 | 14:06

Boa tarde, 

Eu também estava na mesma situação de não conseguir excluir Contabilista (sem Procuração RFB) mas semana passada consegui, pelo menos o DBE foi DEFERIDO.  

Enviei o DBE evento 233 sem Certificado Digital em nome da empresa, o mesmo foi emitido. Fiz o E-Processo no E-CAC (da empresa) e assim o DBE foi DEFERIDO. 

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 22 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 08:47

Diego, bom dia!

Mas então você tinha acesso ao Ecac da empresa... Via Certificado Digital?

Pois nesse caso você poderia ter enviado o DBE com o Certificado dela também.

A questão é quando não temos Certificado e/ou Procuração...

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 22 semanas Quarta-Feira | 10 janeiro 2024 | 07:51

Diego, entendi.

Mas no caso você teve o acesso ao Ecac da empresa.

A questão é nós pedirmos a exclusão da empresa, através do nosso Certificado, considerando que o sócio da empresa largou ou saiu do escritório e não temos acesso mais qualquer acesso a eles.

Pois nesse caso a empresa continua no nosso CRC e não conseguimos excluir.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Rafael Souza

Rafael Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 semanas Quarta-Feira | 21 fevereiro 2024 | 09:55

Estou com a situação semelhante no escritório, algumas empresas a muito tempo abandonadas, outras nem mesmo nunca foram clientes e constam o nosso CRC como responsável.
Estou tentando fazer um DBE, porém fala que o responsável é diferente do que consta na base de dados da RFB (claro somos o escritório), como que abre o DBE sem ele ser indeferido por este motivo?

GERSON DE MAGALHÃES

Gerson de Magalhães

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 semanas Quarta-Feira | 15 maio 2024 | 15:09

Respondendo a todos como disse o RAFAEL SOUZA, é possível fazer a exclusão pelo REDESIM porém tenho 02 empresas que não aparece na lista do REDESIM , mas consta no CADESP, segui os passos para  solicitar a exclusão pelo SIPET más não consegui concluir diz que eu não sou o responsável pela empresa, se alguém conseguir poste aqui por favor

VALDIR ROSA

Valdir Rosa

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 24 maio 2024 | 15:02

Caros amigos, entendo que a ferramenta "meus clientes" somente desvincula o contabilista na base da Receita Federal, portanto, não produz efeito nos cadastros da Sefaz, me corrijam se estiver errado. Também estou com os mesmos problemas dos colegas, os clientes deram o cano e sumiram, não tenho procurações, certificados e senhas Gov.Br. deles.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.