x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 806

Serviços de Engenharia - MEI ou ME?

Beatriz de Oliveira

Beatriz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2021 | 10:49

Faço parte de uma empresa que executa apenas projetos de engenharia.
Temos um funcionário que está conosco há 4 anos e estudando a possibilidade de enquadrá-lo como MEI.
Porém, com as pesquisas realizadas, ele não poderá ser MEI por conta do CNAE (Projetista/Desenhista), sendo assim restando abrir uma ME.

Gostaria de saber como fica na carteira de trabalho dele, ele sendo um ME.

Para que ele abra uma micro empresa e nos preste serviço, qual o prazo que precisa estar desligado da empresa para ser contratado posteriormente?

E os impostos, quanto ele deverá pagar mensalmente?

É obrigatório contratar um contador caso abra uma ME?

Gostaria de respostas claras pois tanto a contabilidade e as pesquisas realizadas não sanaram as dúvidas.

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2021 | 11:18

Bom dia!

Se for abrir uma empresa vai precisar de um contador, os impostos a pagar varia do faturamento da empresa e se vai ter retirada de pró-labore.

Se a pessoa tiver trabalhando em uma empresa e quiser abrir um CNPJ pra trabalhar em outro empresa isso pode ser feito, agora se ele já trabalha numa empresa de carteira assinada, neste caso o certo é mandar o funcionário embora e fazer um contrato de prestação de serviço com a empresa, lembrando que se contrata como pessoa jurídica e a pessoa trabalha como funcionário, futuramente pode acontecer de entrar na justiça alegando que trabalhava horário integral como funcionário.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
VITOR FERREIRA

Vitor Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2021 | 09:42

Olá Beatriz, bom dia!! 

Nesse caso o mais seguro (até mesmo para empresa) seria fazer a demissão dele e contrata-lo com prestador de serviços (isso sem vínculo de registro na carteira) .

Para abrir uma ME precisa mesmo de uma contabilidade, não só para a abertura mas também para a manutenção mensal que envolve entrega de declarações e ordem societária. 


Atenciosamente, 

Vitor Ferreira
Departamento Paralegal/Societário

(11) 95218-6694
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.