x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 73

Baixa em Empresa - Administrador Falecido

FILIPE AUGUSTO DO NASCIMENTO CARREIRA

Filipe Augusto do Nascimento Carreira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 16:31

Boa tarde amigos podem me guiar, ou auxiliar?

Queria retirar um dos sócios de um CNPJ e estava apenas esperando a procuração do administrador para seguir. Acontece que por conta da pandemia ela demorou a chegar por conta dos correios e nesse meio tempo o Administrador veio a falecer.

Acontece que sócio e administrador, são filho e pai, respectivamente.

Nesse caso pensei em fazer a baixa da empresa, pois o filho(sócio que queria sair) quer dar entrada em um seguro desemprego e por isso a baixa.

Porém quando vou fazer o DBE o site não me permite seguir pois o representante, que foi o administrador falecido, consta na base de dados como morto.

O que me sugerem? Estou tentando a todo custo conseguir essa baixa da empresa porém não consigo.

A empresa está registrada no RCPJ

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 16:54

Boa tarde Filipe,

Situação complicada, é mais simples o Filho sair do que baixar a empresa, pois é um pouco complexa a baixa com sócio falecido, pois para isso você tem duas opções:

Aguardar o deferimento do Inventário seja judicial ou cartorário, para que assim as cotas sejam divididas pelos herdeiros. Ou então pedindo a baixa judicial, o que costuma demorar.

O que eu aconselho que seja feito:

A/o inventariante assina pelo espólio do falecido, e o Filho sai da empresa levando suas cotas, causando assim a diminuição do capital.

Caso não queira diminuir o capital terá de ser feito a ingressão de um terceiro comprando as cotas do filho.

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.